Como a tecnologia auxilia o segmento de Aço e Metal?

Como a tecnologia auxilia o segmento de Aço e Metal?

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Especialmente no Brasil, o segmento de Aço e Metal segue fortemente relevante — e, da mesma forma, altamente desafiador. Para manter o ritmo de crescimento, otimizando recursos para ganhar escala sem perder a qualidade, a tecnologia é, sem dúvida, a única chave.

A indústria 4.0 já é uma realidade e, em última escala, pode determinar quem vive e quem morre em um mercado cada vez mais competitivo. Nada de pânico: também há oportunidades incríveis para quem decidir embarcar na jornada da integração de tecnologias e processos.

O ERP aderente é um bom (e necessário) passo para a impulsionar as operações das indústrias de Aço e Metal. Confira, agora, alguns dos principais mecanismos do software nas rotinas de quem atua no ramo.

Acelerar o processo comercial de Aço e Metal

As vendas são o oxigênio de qualquer empresa — e não seria diferente na indústria, que responde por quase 22% do PIB brasileiro. Ainda que o setor de Aço e Metal esteja imerso no mercado B2B, administrando mercadorias e negócios complexos, há algo que não muda: o processo comercial deve ser ágil e assertivo, garantindo que o consumidor fique sempre satisfeito e que a empresa evite eventuais prejuízos.

Neste contexto, o ERP desponta como uma ferramenta fundamental à saúde das transações. Imagine, por exemplo, que um dos clientes solicite uma peça com medidas customizadas. Em um cenário analógico, você — e toda a equipe — teriam muito trabalho.

O primeiro passo seria recorrer à engenharia de produto, solicitando ajustes na composição do item para que, só então, a proposta comercial pudesse ser gerada de modo coerente, certo? Hoje, não mais. Com o apoio de uma tecnologia robusta, preparada para responder aos desafios do segmento, é possível obter uma proposta factível de imediato, sem que seja necessário entrar em contato com outras áreas.

No Areco ERP, o processo comercial é dinâmico e permite a criação de novos produtos, automatizando toda a cadeia produtiva tão logo o orçamento seja aprovado e enviado ao PCP.

Facilitar a venda triangular de Aço e Metal

As vendas triangulares são comuns na indústria. Na prática, trata-se de uma operação com três agentes envolvidos: o cliente final, que compra do revendedor, o próprio revendedor/indústria e, claro, o beneficiador. No ato do pedido ao fornecedor, o cliente solicita que a mercadoria seja entregue diretamente ao beneficiador — forçando, portanto, a emissão de duas notas por parte da indústria ou do revendedor.

O paralelo é bastante claro: a operação tem cara de retrabalho e, muitas vezes, pode gerar confusão. A melhor alternativa é automatizar o procedimento, delegando a missão, que é uma exigência legal, ao sistema integrado de gestão.

No ERP, a venda triangular não precisa ser um problema. O software facilita o processo ao viabilizar a geração automática de nota do cliente e do terceiro. Simples, rápido e à prova de falhas. A menção entre as notas e XML é automatizado.

Agilizar a emissão de NFs

Em indústrias de Aço e Metal, a emissão de Notas Fiscais pode ser um grande pesadelo. É fácil entender o motivo: no ato da expedição da venda, o peso do produto pode variar e, com isso, interferir no preço que deve constar no documento. Ou seja: a dor de cabeça tem tudo para ser grande, né?

A boa notícia é que a tecnologia de gestão é, também, a maior aliada da performance na geração de NFs. No Areco ERP, o processo de correção de preço/peso em produtos finais é automático, assegurando que as notas de entrada e saída tragam as informações corretas.

Vale lembrar, ainda, que algo parecido acontece no controle de estoque das indústrias de Aço e Metal: as mercadorias são controladas por unidade selecionada de medida e, simultaneamente, por peso teórico. A dinâmica reduz a incidência de erros e blinda a operação de ponta a ponta.

Precisa alavancar as rotinas da sua indústria? Pare de esperar: agende uma consultoria gratuita e conte com a opinião de um especialista no segmento

Agende uma consultoria gratuita!


 

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *