Vendas externas: estratégia para melhorar os resultados da equipe comercial

Vendas externas: estratégia para melhorar os resultados da equipe comercial

Em um mercado cada vez mais competitivo, a área de vendas, muito embora seja comumente conhecida pelo dinamismo, também carece de estratégia. Para que seja possível permanecer no mercado, sustentando as operações de maneira lucrativa, a força responsável pelo escoamento de produto ou pela comercialização de serviços ganha notoriedade e requer um gerenciamento cada vez mais estratégico.

Para melhorar os resultados da equipe comercial, impulsionando tanto a área de vendas quando a própria empresa, é necessário estabelecer um planejamento consistente e motivar o time a perseguir os objetivos definidos, acompanhando de perto os indicadores do Departamento por meio de ferramentas transparentes e seguras.

Elaborar o plano de vendas, bem como mantê-lo sempre atualizado e aderente à equipe, é indispensável para assegurar a performance da força comercial. Certifique-se de atentar às etapas essências no momento de conceber o seu:

1. Estabeleça objetivos claros

É fundamental que sejam expostas as perspectivas para a área e para a empresa a todo o time de vendas. Se norteados por diretrizes firmemente estipuladas e divulgadas, os profissionais certamente estarão mais engajados nas conquistas projetadas pelos gestores da organização.

Periodicamente, relembre os propósitos e motive seus profissionais. A proximidade demonstra amparo e desperta empatia, confiança e inspiração.

2. Analise o cenário interno

Para delinear sua estratégia comercial, é preciso olhar para dentro tanto quanto para fora das dependências da organização. Desta forma, fique atento às competências da sua equipe e esteja sempre disposto a treinar e capacitar o seu time.

As demandas do mercado são voláteis e é preciso estar consciente de mudanças sutis – mas invariavelmente bastante significativas – preparando-se para enfrentar com competitividade os desafios que surgem com cada vez mais frequência.

3. Conheça o público-alvo

Cada tipo de consumidor demanda uma espécie determinada de abordagem. O processo de vendas sempre será mais efetivo quando modelado de acordo com as necessidades e os anseios do público-alvo. Sendo assim, fique de olho no perfil do seu cliente para que sua força de vendas esteja constantemente alinhada às preferências do consumidor em relação a seus produtos e/ou serviços.

4. Estude a concorrência

Além de preocupar-se com seus clientes, acompanhe seus concorrentes! Para se manter competitivo, é importante monitorar qual é a proposta de valor oferecida por empresas do mesmo segmento, estudando qual o melhor posicionamento diante de produtos ou serviços semelhantes.

De um acompanhamento consistente e periódico podem nascer oportunidades de desenvolvimento ainda não identificadas pela concorrência. Certifique-se de não perder o timing!

5. Defina metas

Cada profissional da equipe deve responder por sua meta individual e trabalhar para a consecução daquelas que são coletivas e refletem a operação geral da área. Norteados por uma expectativa transparente, os profissionais tendem a entregar resultados mais expressivos, pois sabem exatamente pelo que serão cobrados.

Por fim, mantenha sua equipe motivada e engajada nos propósitos da empresa. Um time que veste a camisa da empresa, acredita no que vende e está sempre sedenta por novos desafios tem tudo para ser produtiva!

6. Invista em ferramentas de tecnologia

Para conferir mais agilidade e segurança ao processo comercial, agregando rapidez à submissão de pedidos e eliminando o retrabalho de seus representantes, não negligencie a tecnologia. É fundamental contar com recursos que facilitem as operações cotidianas e garantam que os dados transmitidos sejam confiáveis e estejam disponíveis, o mais rápido possível, aos outros setores da empresa.

Para este caso, o Areco MobSales é a ferramenta ideal. O sistema complementar é totalmente integrado ao Areco ERP e fecha orçamento e pedidos via tablets e smartphones. O aplicado funciona em dispositivos Android e trabalha offline, sincronizando os dados inseridos tão logo seja conectado à internet.

 

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A área de vendas é capital para que a empresa atinja os resultados que almeja e cresça na medida que planeja. A importância da equipe externa, portanto, é indiscutível: não deixe de treiná-la, atualizá-la e muni-la de ferramentas que agilizem as tarefas comerciais e agreguem alta performance às operações rotineiras. Boas vendas!

 

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