Representantes comerciais: como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas

Representantes comerciais: como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas

Aumentar as vendas e ampliar a participação de mercado são objetivos bastante comuns e prioritários às empresas modernas – e, em função da acirrada competição, também despontam como grandes desafios para as organizações da atualidade.

Com o objetivo de extrair resultados consistentes da equipe de vendas, os gestores devem ficar atentos a aspectos que, se corretamente aplicados e monitorados, promovem a alta performance do time e asseguram o desempenho do setor.

Treine e atualize regularmente

Capacitar periodicamente os vendedores é indispensável na criação de um ambiente de alto desempenho em vendas. Certifique-se de investir no desenvolvimento das qualificações e habilidades necessárias a promover a efetividade no processo de convencimento e, claro, de venda.

No que se refere ao aprimoramento dos profissionais, também é importante reforçar a importância de criar, alimentar e manter um banco de conhecimento, aglutinando documentos, manuais e instruções que norteiem os processos da área e garantam fácil acesso a informações essenciais da operação.

Estabeleça métricas consistentes para avaliar resultados

É essencial que sejam definidas métricas coerentes para acompanhar a efetividade do processo de vendas, permitindo análises aprofundadas dos resultados e possibilitando reações rápidas caso sejam identificados desvios passíveis de correção.

O “Funil de Vendas”, por exemplo, é um indicador repetidamente utilizado nos Departamentos Comerciais e auxilia os vendedores a controlar o avanço das negociações, para que trabalhem com mais firmeza nos projetos que apresentam maiores potenciais de sucesso.

Assim como qualquer outra área da empresa, os representantes comerciais devem trabalhar orientados por metas críveis e pertinentes, as quais precisam ser constantemente monitoradas para garantir a efetividade do processo e, em maior escala, os resultados de rentabilidade do negócio.

Invista em ferramentas tecnológicas que facilitem o processo

Uma equipe de vendas munida de recursos que facilitem o cotidiano, conferindo mais agilidade e segurança às operações de rotina, é certamente mais produtiva e entrega mais resultados. Em um mercado cada vez mais tecnológico e dinâmico, privar o time de aparatos modernos é reduzir exponencialmente a performance da equipe.

Não negligencie a tecnologia e invista em ferramentas capazes de potencializar os resultados dos seus representantes comerciais. Os sistemas integrados são imprescindíveis para alavancar o desempenho do time e fazem toda a diferença na consecução das metas estabelecidas!

MobSales: praticidade e segurança à equipe externa de vendas

O MobSales, sistema complementar ao Areco ERP, permite que os agentes comerciais façam orçamentos e pedido web por meio de tablets e smartphones que possuam acesso à internet, operando mesmo quando offline e permitindo o trabalho em locais sem rede, com posterior sincronização dos pedidos para o Areco ERP.

A funcionalidade confere mais agilidade e segurança ao trabalho externo de representantes comerciais, que têm autonomia para gerar orçamentos e pedidos web, acessar o resumo de vendas e clientes, além de gerenciar multi-empresas e utilizar multi-listas de preços. Todas as operações são executadas offline e sincronizadas ao Areco ERP assim que o dispositivo for conectado à rede.

 

Blog  Representantes comerciais: como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas

 

Ou, se preferir,

 

FALE AGORA MESMO COM UM CONSULTOR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *