Os 3 erros da gestão financeira que você deve evitar

Os 3 erros da gestão financeira que você deve evitar

A gestão financeira é um dos pilares de qualquer organização. Os procedimentos de controle reúnem ações e métodos administrativos que contemplam desde o planejamento financeiro até a análise aprofundada das atividades da área, objetivando conduzir à melhoria contínua de processos e operações.

Considerando, portanto, a relevância das atividades inerentes à gestão financeira, é importante assegurar o estabelecimento de padrões e o atento acompanhamento do desempenho empresarial no que se refere a seus resultados monetários.

Alguns erros, embora altamente nocivos, continuam sendo cometidos com recorrência nas organizações brasileiras. Certifique-se de evitar os seguintes desvios:

 

  1. Não controlar corretamente o Fluxo de Caixa: a ferramenta trata da consolidação de despesas e receitas, considerando um período de tempo determinado, e fornece uma visão ampla das entradas e saídas de recursos financeiros. O correto acompanhamento evidencia possibilidades de negociação, permite visualização rápida do impacto de mudanças na folha de pagamento e fornece subsídios para a construção de planejamentos – sendo, portanto, imprescindível à boa gestão.

 

TEXTO | As 3 vantagens do Fluxo de Caixa integrado

 

  1. Formatar preços de venda sem consultar a base de custos e as margens de contribuição: ao precificar um produto, é necessário avaliar quais são os custos envolvidos na produção e qual é o ganho bruto sobre as vendas – ou seja, o que sobra à empresa após a cobertura de custos de produção e impostos referentes à comercialização do item. Os cálculos são necessários para que sejam praticados preços condizentes com as despesas da empresa, valorizando seus lucros.

 

  1. Deixar de medir consistentemente a performance da empresa: o desempenho das organizações é direta e constantemente medido pelos resultados financeiros. É imprescindível, portanto, a rotina de efetivar análises aprofundadas e completas que possam assegurar a saúde monetária da empresa, conferindo segurança ao negócio e suporte às decisões estratégicas que impulsionarão a empresa.

 

TEXTO | Indicadores empresariais: por que sua empresa deve ficar de olho neles?

 

O Areco ERP é uma solução de gestão que automatiza processos, elimina retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho geral e individualizado, o sistema confere transparência, efetividade e segurança na rotina operacional. O Areco ERP é multi-moedas, multi-empresas e multi-idiomas, reunindo uma gama ampla de relatórios, telas gerenciais, suporte à auditoria em todas as telas e direitos de acesso para cada perfil de usuário. As ferramentas de Dashboards e BI (Business Inteligence) facilitam a visualização de indicadores importantes ao gerenciamento, sendo configuráveis de acordo com as necessidades da empresa.

 

Fale agora com um consultor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *