O que uma ferramenta de CRM pode fazer pelo seu negócio?

O que uma ferramenta de CRM pode fazer pelo seu negócio?

A alta competitividade do mercado exige que as empresas modernas estejam constantemente engajadas na busca pela alta performance operacional. Ao contar com processos padronizados e automatizados, partindo da simplificação de tarefas e da gestão otimizada dos recursos disponíveis, é possível alavancar a competitividade e perseguir lucros cada vez mais expressivos.

Dentre as rotinas empresariais de alto valor agregado, despontam as atividades comerciais — desde que executadas de forma estratégica, priorizando o excelente desempenho e a maximização dos resultados.

O fechamento de novos negócios é, sem dúvida, a força que move e impulsiona o desenvolvimento do negócio, permitindo que a solução oferecida seja valiosa e eficaz diante das demandas de um público cada vez mais exigente.

Neste âmbito, é imprescindível que a equipe comercial disponha de ferramentas adequadas ao trabalho operacional e gerencial, as quais sejam capazes de auxiliar o time no cotidiano desafiador que é inerente à função de vendas.

A importância do CRM na rotina comercial

Conceitualmente, o CRM (Customer Relationship Management) dispõe sobre as estratégias que efetivam e nutrem o relacionamento entre uma empresa e seus clientes — sejam eles ativos ou potenciais.

Para gerenciar a miríade de informações que são relevantes aos trâmites comerciais, principalmente no que compete às negociações de venda, é importante que a equipe comercial centralize os apontamentos e, a partir disso, consiga acessar os dados com agilidade e transparência.

Desta forma, o CRM enquanto recurso tecnológico, dotado de funcionalidades que conferem mais praticidade e segurança às rotinas de venda, é essencial ao sucesso da área comercial.

A capacidade de facilitar a gestão de informação, por parte da equipe, e a de possibilitar análises profundas de resultados — em relatórios diários, quinzenais ou mensais, de acordo com as necessidades do gestor — conferem à ferramenta uma posição de valor.

Afinal, o dinamismo do mercado e o acirramento da concorrência provocam (e exigem) uma reação eficaz e consistente — e a tecnologia é a grande aliada das organizações de alta performance.

O que o CRM pode fazer pelo seu negócio

De acordo com um estudo realizado pela Bain & Co, 52% dos gestores de vendas que contam com um sistema integrado de CRM atingem suas metas comerciais, contra 40% daqueles que não dispõem do recurso.

Diante disso, é fácil identificar que a tecnologia, quando aplicada às rotinas da área, compõe um grande diferencial no modo como as negociações são tratadas e registradas, garantindo que todo o processo seja mais claro, seguro e eficiente.

Mas, na prática, como o CRM pode realmente contribuir para que o departamento comercial seja alavancado, provendo resultados mais significativos ao negócio?

Dentre os benefícios pertinentes à implantação de um sistema integrado de CRM, despontam:

  • criação de projetos, facilitando a filtragem de classificação para viabilizar ativações individualizadas;
  • definição de permissões e catalogação de equipe responsável por cada projeto;
  • criação de cadastros rápidos e simplificados para novos prospects;
  • criação de agrupamentos para viabilizar o monitoramento dos estágios de negociação;
  • definição e acompanhamento de SLA (prazos diferenciados para cada tarefa);
  • definição do potencial de compra de cada prospect;
  • avaliação da “temperatura” da negociação;
  • construção e acompanhamento de agendas externas;
  • programação de lembretes para tarefas pendentes;
  • criação de propostas personalizadas;
  • interação com a equipe e distribuição de atividades;
  • extração de relatórios (via ERP) para visualização dos resultados de cada etapa;
  • armazenamento do histórico de interações com o contato.

Em suma, o CRM é um instrumento muito poderoso à otimização de rotinas e de recursos no departamento comercial. As funcionalidades da plataforma permitem que a equipe de vendas acesse, com rapidez e consistência, os dados do contato e o histórico de relacionamento — resgatando, ao alcance de poucos cliques, inclusive a relação de propostas previamente enviadas.

Neste âmbito, não seria equivocado afirmar, portanto, que o CRM é estratégico e, mais do que isso, imprescindível ao sucesso das negociações comerciais, contribuindo ativamente para alavancar a lucratividade do negócio.

Areco Agent, o CRM integrado ao Areco ERP

As vantagens da implantação do CRM são evidentes e inegáveis; contudo, é importante ressaltar que a utilização isolada da ferramenta não proporciona a exploração total de suas capacidades. Para potencializar os resultados comerciais, é preciso que o CRM seja integrado ao sistema que gerencia todas as operações da empresa, o ERP.

O Areco Agent, CRM da Areco, é totalmente integrado ao Areco ERP, o software integrado de gestão. Uma vez associados, os sistemas trabalham juntos para potencializar as rotinas comerciais, simplificando e consolidando operações fundamentais à atividade de vendas.

Para exemplificar os benefícios da atuação conjunta, imagine o seguinte contexto:

  • Primeiro, o gestor comercial classificou o potencial dos prospects, melhorando a qualidade dos leads. Assim, é possível focar a ação e administrar o tempo, priorizando contatos que apresentam mais chances de gerar resultados.
  • Depois, criou um mapa de tempo, em formato de agenda, para organizar e monitorar atividades internas e externas.
  • Em seguida, criou e nutriu uma base rica de informações que oferecem estatísticas importantes sobre insights, desempenho e resultados.
  • Concomitantemente, interagiu com sua equipe interna, emitiu lembretes e estimulou a produtividade.
  • Por fim, utilizou um sistema consistente para criação de propostas, valendo-se de regras comerciais já estabelecidas, evitando valores incorretos que podem gerar vendas de baixo resultado ou prejudiciais ao negócio.

A tecnologia da Areco — e, neste caso, a união do Areco Agent e do Areco ERP — é a solução ideal para lapidar operações e melhorar o desempenho da área comercial. Com a integração, a incidência de erros e a improdutividade do time são reduzidos, liberando mais tempo para que a equipe foque no que é realmente importante: vender.

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o Areco Agent?
 
FALE COM UM CONSULTOR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *