O desafio da contabilidade em empresas multinacionais

O desafio da contabilidade em empresas multinacionais

No Brasil, as obrigações contábeis são extensas e bastante rigorosas. Operando sob uma legislação robusta e exigente, as empresas precisam estar alinhadas às normativas e aos prazos determinados para atendê-las, assegurando a conformidade das suas operações ante ao Fisco.

Recentemente, um estudo realizado pela Receita Federal apontou que as empresas brasileiras dispendem, por ano, cerca de 600 horas para calcular e pagar impostos e demais contribuições. Ou seja: são 25 dias de trabalho dedicados à gestão das obrigações contábeis e fiscais.

Para auxiliar nas rotinas financeiras e tributárias, a tecnologia é a grande aliada das organizações contemporâneas. Além de conferir alta performance aos processos operacionais internos, os softwares de gestão também contribuem para que as empresas de contabilidade, responsáveis pelos fechamentos fiscais de seus clientes, possam obter informações seguras e detalhadas de forma rápida e simples.

A contabilidade em empresas multinacionais

Em empresas multinacionais operando no Brasil, a complexidade contábil aumenta consideravelmente. Em função da ligação com o país de origem, que invariavelmente apresenta regras e normas diferentes das brasileiras, é necessário atentar às particularidades dos fechamentos contábeis para garantir a lisura das operações em ambos os territórios.

Nesta realidade, os escritórios de contabilidade precisam dispor de ferramentas adequadas à gestão multinacional, contando com recursos tecnológicos que permitam o manejo de dados administrativos do cliente de forma crível e consistente.

Apenas ao agregar segurança e agilidade aos fechamentos contábeis e fiscais, remetendo informes ao país de origem ao mesmo tempo em que garante o cumprimento das normativas do Brasil, é possível assegurar a continuidade saudável da operação.

Neste âmbito, portanto, os desafios da contabilidade em empresas multinacionais referem-se principalmente à capacidade de otimizar a tratativa dos dados e, claro, à possibilidade de formatar reports de acordo com as exigências do país de origem, sem negligenciar as obrigações do país em que opera a filial.

O Areco ERP é a ferramenta ideal para que os escritórios contábeis consigam atender, de modo ágil e eficiente, às mais diversas legislações de seus clientes, independentemente das requisições do território de origem.

O software possui, no Módulo Contábil, o mecanismo Dual Ledger, que permite a emissão de balanços de acordo com as datas requeridas pela matriz.

O recurso é absolutamente vantajoso às empresas, que têm segurança para conceber seus relatórios de encerramentos segundo as exigências dos territórios em que atuam, e aos escritórios de contabilidade, que agilizam as rotinas de encerramento e validação tributária de seus clientes — otimizando seus próprios recursos.

Com o Dual Ledger, importante diferencial do Areco ERP, empresas e contadores ganham mais agilidade e credibilidade na emissão de controles e informes, sejam eles sintéticos ou analíticos. Com isso, o atendimento às equipes gestoras, independentemente da localidade de sua base, é garantido e facilitado.

 

Você trabalha com contabilidade e sente a necessidade de impulsionar e otimizar suas rotinas de fechamento? Seja um parceiro!

Aproveite, também, para entender de que forma contribuímos, com nossas ferramentas avançadas de tecnologia em gestão, para conferir mais agilidade às operações dos escritórios de contabilidade:
 

escritorio-parana

 
FALE COM UM CONSULTOR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *