Mulheres que Mudaram a Tecnologia

Mulheres que Mudaram a Tecnologia

PARTE 2

Como vimos anteriormente, Hedy e Grace foram mulheres muito importantes e inspiradoras para a tecnologia e para a Areco. Seguindo com as homenagens às mulheres que ajudaram a transformar a história e principalmente a história da tecnologia, hoje iremos falar sobre mais duas inspirações para nós!

Confira:

 

Blog  Mulheres que Mudaram a Tecnologia

 

 

 

 

 

 

Ada Lovelace

A história de Ada é bem antiga, em meados de 1840 a matemática e escritora criou o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, a máquina analítica. Sendo assim, ela se tornou mundialmente reconhecida como a primeira programadora da história, além de também ser a primeira mulher a escrever um código.

Durante o período em que esteve envolvida com o projeto, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas.

A relevância da criação de Lovelace é tamanha que todo dia 15 de outubro é comemorado em todo o mundo o Ada Lovelace Day, para celebrar e espalhar mundo afora as conquistas de mulheres na ciência, inspirando outras a seguirem carreira nessa área.

Como Ada criou o primeiro algoritmo a ser processado e também um dos primeiros códigos de programação, isso fez com que os mesmos servissem de base para novas tecnologias, programações e linguagens no mundo, que foram evoluindo e hoje são utilizados em várias tecnologias que usamos no dia a dia, inclusive nós da Areco. Os códigos fazem parte do sistema central da nossa empresa!

#ValeuAda

 

Blog  Mulheres que Mudaram a Tecnologia

 

 

 

 

 

 

 

Karen Spärck Jones

Já Karen, criou o conceito da Frequência de Documentos Inversa (IDF), que é uma medida estatística usada para avaliar a importância de uma palavra para um documento, sendo frequentemente usada pelos mecanismos de pesquisa modernos como Google, Bing e Yahoo Pesquisas.

Ele basicamente serve para classificar e identificar a relevância de um documento ou palavras em uma pesquisa, é comumente conhecido como rankeamento e é muito utilizado pelas empresas e profissionais de Marketing para criação de estratégias, fazendo com que sua empresa apareça mais em pesquisas na internet.

O IDF não é só utilizado em mecanismos de pesquisa online, mas também em softwares empresariais como o Areco ERP.

Nele conseguimos buscar por documentos, pastas, telas etc. por palavras-chave. Para selarmos de vez a importância da criação desse conceito: imagine-se em um cenário que você precisa encontrar um nome em uma lista de 10 mil nomes e esse conceito não tivesse sido inventado ainda – não preciso nem continuar né? Rs.

#ValeuKaren

 

Grandes mulheres que contribuíram para a história, tecnologia e para a Areco recebem a nossa homenagem e nossa eterna gratidão!

Blog  Mulheres que Mudaram a Tecnologia

Blog  Mulheres que Mudaram a Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *