Folha de Pagamento: conheça a importância estratégica do processo

Folha de Pagamento: conheça a importância estratégica do processo

A Folha de Pagamento trata de um assunto crítico para os negócios, uma vez que administra diretamente um de seus principais ativos: as pessoas.

O equilíbrio e a transparência nas regras de salários, no controle de atividades e na aplicação de complexas obrigações trabalhistas e sindicais requerem que os gestores de DP/RH disponham de uma ferramenta robusta e confiável.

O fechamento da Folha de Pagamento, por exemplo, pode (e deve) ser simplificado e automatizado. Assim, o operador agiliza suas rotinas e tem mais segurança na veracidade dos dados que imputa.

Ganha a empresa, que otimiza recursos e minimiza a chance de erros; ganha a equipe, que elimina retrabalhos e pode focar em atividades com maior valor agregado.

A Folha de Pagamento como uma operação estratégica

Considerando o caráter estratégico da Folha de Pagamento — que, além de obrigatória, também desponta como uma rotina bastante sensível a falhas operacionais —, não seria exagerado dizer que a atividade precisa ser executada com clareza e seriedade. Afinal, qualquer falha pode implicar em mal-estar na equipe e, dependendo da gravidade, até mesmo em sanções e/ou punições legais.

Com o vigor da exigência do eSocial — que, em breve, será uma obrigação unânime a todas as empresas, independentemente do porte ou do segmento de atuação — o controle eficiente das variáveis da Folha deixou de ser um diferencial para se posicionar como um processo imprescindível à continuidade legal da operação.

 

Blog  Folha de Pagamento: conheça a importância estratégica do processo

Fique por dentro das próximas fases do eSocial e prepare-se com antecedência! 

 

Há, portanto, duas esferas que precisam ser consideradas nas rotinas de fechamento da Folha de Pagamento: o ambiente interno, no esforço para evitar equívocos que gerem insatisfação no time; e o ambiente externo, principalmente no que tange ao Governo, que exige uma série de detalhamentos.

A tecnologia na Folha de Pagamento

A gestão da Folha de Pagamento é, sem dúvida, uma operação complexa. Para além das regras sindicais (que variam de acordo com a categoria da empresa), é preciso observar os registros internos, tais como controle de ponto e adesão a eventuais benefícios descontados.

Para conferir mais segurança aos processos e mais agilidade às rotinas de RH/DP, a tecnologia é uma grande aliada. O ERP, por exemplo, disponibiliza as informações necessárias — tais como registro do ponto e de atestados médicos — em poucos cliques, dispensando controles manuais.

A automatização dos procedimentos, por sua vez, minimiza o retrabalho de redigitações e elimina a incidência de erros. Além disso, o software também agiliza o trabalho do profissional: o que antes implicava na análise de diversos documentos para cada colaborador, hoje é feito ao apertar de alguns botões e ao emitir alguns relatórios.

Vale relembrar, ainda, que o escopo do eSocial, por si só, já contribui para fixar as diretrizes de dados de RH/DP que devem ser monitorados digitalmente. Certifique-se de contar com um parceiro atualizado e comprometido com a entrega das funcionalidades necessárias à emissão do documento.

Diante disso, a mensagem é clara: a automatização das rotinas é uma decisão lógica, além de absolutamente necessária. Em um cenário de alta competitividade, no qual a performance das equipes pode (e geralmente acaba por) definir o grau de sucesso do negócio, é pertinente que o gestor busque formas de alavancar seus processos internos.

O ERP é a ferramenta ideal para automatizar os controles pertinentes à Folha de Pagamento e para permitir que os gestores foquem naquilo que podem fazer de melhor: desenvolver a equipe e endossar o crescimento da empresa.

O módulo de RH contempla operações-chave para além das atividades de DP, tais como:

  • Registro, armazenamento e acompanhamento de formulários de feedback;
  • Ficha de movimentação de pessoal;
  • Ficha de controle de treinamentos;
  • Mapa salarial;
  • Ficha de avaliação e desempenho.

 

Para saber como podemos ajuda-lo a automatizar sua Folha de Pagamento, alavancando os resultados do negócio,

FALE COM UM CONSULTOR!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *