3 estratégias para otimizar resultados na indústria de cosméticos

3 estratégias para otimizar resultados na indústria de cosméticos

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O principal termômetro de uma empresa costuma ser sua lucratividade. Se o fluxo de caixa opera no positivo e, no fechamento do mês, contabiliza-se o lucro esperado, é bastante provável que as estratégias gerenciais tenham surtido o efeito desejado nos resultados na indústria de cosméticos.

Não se trata, no entanto, de aplicar uma fórmula mágica. Os gestores precisam permanecer vigilantes e devem priorizar a inovação, lançando mão de táticas capazes de diferenciar a operação. Seja ao elevar a margem de lucro, por exemplo, seja ao reduzir custos excessivamente altos.

As indústrias, de forma geral, lidam todos os dias com a complexidade operacional. No segmento de cosméticos, as particularidades da produção tendem a demandar ainda mais atenção.

Ainda que os desafios sejam constantes, certamente há boas oportunidades de alavancar os resultados da companhia — dentro e fora da linha de produção. Quando a fábrica funciona bem, quando o departamento de recursos humanos é ágil e quando os vendedores têm visão e autonomia para negociar bons contratos, o resultado é certeiro. A empresa prospera, maximizando a lucratividade do negócio.

Conheça, agora, as quatro principais estratégias para otimizar os resultados na indústria de cosméticos!

Aprimore o layout industrial

O layout industrial nem sempre é tratado com seriedade. Muitas indústrias montam suas fábricas sem estratégia e, por negligência ou ignorância, acabam criando ambientes desordenados. A falta de organização compromete o fluxo de trabalho e impede que os operadores entreguem a máxima performance ao longo de seus turnos e compromete os resultados na indústria de cosméticos.

Além de gerar uma lacuna de desempenho, a desorganização acaba por produzir um ambiente com mais riscos. Não apenas à qualidade da produção, mas também no que se refere à integridade dos colaboradores. A solução para suprimir perigos e potencializar os números da linha produtiva é, portanto, optar por um layout industrial adequado e eficaz.

A disposição dos equipamentos, por exemplo, é mais inteligentemente aproveitada quando reflete os fluxos ideais de trabalho, evitando choques desnecessários. De forma geral, as máquinas utilizadas nos estágios iniciais da produção devem preceder as tecnologias que finalizam a operação, norteando a operação e facilitando a execução das tarefas.

Nem só de espaço físico vive a eficiência da fábrica. A tecnologia de gestão é uma aliada poderosa para impulsionar os processos fabris das indústrias de cosméticos. A engenharia de produto e produção, por exemplo, viabiliza que as etapas de mistura e montagem sejam cumpridas de acordo com o padrão estabelecido, minimizando desvios de conformidade.

Apontamentos online

Os apontamentos online também são excelentes ferramentas de otimização e performance. O recurso garante o acompanhamento das atividades produtivas em tempo real, possibilitando que o gestor visualize, analise e tome decisões acertadas a respeito do funcionamento da planta.

A partir de uma tela específica, o profissional encarregado da operação da máquina registra o estágio no qual está trabalhando, sinalizando o começo e o término de cada fase.

A soma desses fatores — um bom layout de equipamentos, associado à robustez de mecanismos complementares, tais como a automação do PCP — assenta um caminho em que os resultados tendem a ser mais vantajosos e lucrativos.

Assegure a eficiência tributária

Muito embora a indústria seja bastante focada na produtividade da fábrica, os gestores estão conscientes de que precisam estar atentos aos demais setores da organização. A área financeira, por exemplo, lida com o fluxo monetário da companhia e tem responsabilidades bastante austeras.

As obrigações tributárias são uma parte complexa do trabalho. De acordo com estudos recentes, 96% dos empreendedores brasileiros enxergam a carga de impostos e tributos como uma das principais barreiras ao desenvolvimento saudável dos negócios.

A boa notícia é que, com as ferramentas certas, já é possível descomplicar processos do departamento. E mais: a tecnologia de gestão otimiza as análises financeiras e favorece decisões que, além de menos onerosas, também tornam a organização mais lucrativa — no curto, no médio e no longo prazo.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é um dos grandes expoentes dos benefícios sistêmicos. Tudo começa no levantamento de informações fiscais e financeiras, tais como o regime tributário adotado pela empresa e a projeção de lucros via Fluxo de Caixa, e culmina em um objetivo bem direto: reduzir legalmente o volume de dinheiro destinado ao pagamento de impostos.

Na prática, a eficiência tributária garante que os recursos internos sejam empregados de modo mais consistente e econômico. A partir disso, o dinheiro pode (e deve) ser investido em melhorias contínuas e inovações vanguardistas, o que confere novo fôlego às operações e endossa o crescimento da companhia.

A indústria de cosméticos não deve fugir a essa regra. Assim como qualquer outro ramo, o setor está sujeito às leis tributárias e, no intuito de incrementar os resultados globais, o gestor deve reservar tempo para avaliar os números da empresa, deliberando a respeito das táticas mais pertinentes.

Vale lembrar que, mais uma vez, um software integrado provê os relatórios necessários aos insights tributários. Líderes e analistas, a depender da concessão de acesso, navegam pelo sistema para extrair dados confiáveis sobre a operação, acelerando a identificação de gargalos tributários e balizando estratégias assertivas.

Mensure resultados individuais e coletivos para garantir o resultados na indústria de cosméticos

O mundo, de forma geral, funciona em alta velocidade. Os mercados estão cada vez mais dinâmicos e, para fazer frente a uma concorrência acirrada, empresas de todos os portes e segmentos precisam de respostas rápidas. Tanto em âmbito interno quanto nos relacionamentos externos.

A alternativa mais segura para manter-se na dianteira é, sem dúvida, assegurar monitoramento estrito dos principais indicadores da operação. A construção de dashboards personalizados, por exemplo, permite que o gestor absorva os principais indicadores empresariais em um piscar de olhos, além de em poucos cliques.

Na indústria de cosméticos, é importante validar processos com recorrência e efetividade. Na fábrica, apontamentos sobre desvios de conformidade em determinado produto devem fazer soar um alerta específico: algo no planejamento de produção pode estar equivocado, certo? É válido investigar todas as possibilidades para, então, corrigir prontamente o problema.

Se não houver entraves na fábrica, porém, a situação deve desencadear exames complementares. É possível, por exemplo, que um lote de matéria-prima apresente qualidade inferior à desejada. Neste caso, a consulta ao IQF (Índice de Qualidade do Fornecedor) pode fornecer informações valiosas e orientar as próximas negociações, priorizando parceiros idôneos.

Relação com Recursos Humanos

No RH, os relatórios de performance também são excelentes instrumentos de suporte. Por meio deles, os analistas são capazes de, por um lado, viabilizar reconhecimento e eventuais promoções, acelerando o plano de carreira dos colaboradores mais engajados. Por outro, criar planos individualizados de desenvolvimento, investindo em capacitação.

O sistema integrado de gestão proporciona os dados necessários a todos os níveis de avaliação — nos mais diversos departamentos da empresa. Da produção ao administrativo, a diretriz deve ser a mesma: a mensuração é fundamental para otimizar os resultados do negócio.

 

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