A importância do ERP na gestão contábil da empresa

A importância do ERP na gestão contábil da empresa

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Pela lei, todas as empresas ativas, independentemente de seu porte ou de sua natureza jurídica, são obrigadas a manter rotinas de escrituração contábil. A legislação prevê que haja transparência e efetividade nas informações levantadas, assegurando a saúde do negócio e o cumprimento das exigências financeiras e fiscais.

A gestão contábil, portanto, é mais que uma medida rotineira, ainda que diretamente associada à competitividade da organização. As tarefas são, na verdade, um pilar importante à perenidade da companhia, uma vez que viabilizam a atividade perante a Legislação vigente. Neste contexto, não seria equivocado dizer que ferramentas robustas de gestão — tais como o ERP — são fundamentais para garantir a conformidade contábil e, claro, o crescimento da operação como um todo.

 

A escrituração contábil: memória e identidade

Nos escritórios de contabilidade, é comum encontrar quem diga que a escrituração fiscal funciona como uma espécie de documentação corporativa. As demandas contábeis dão sustentação às rotinas da empresa e permitem que informações e registros sejam mais facilmente encontrados, facilitando não somente a administração de documentos obrigatórios, mas também a análise coesa das transações empresariais.

Na prática, o acirramento da concorrência e a alta competitividade do mercado ressignificou a importância da contabilidade nas empresas modernas. Se antes a preocupação era restrita, voltada a atender exigências do Fisco, hoje as ferramentas contábeis são valiosos instrumentos de gestão — sem os quais não é possível manter a lucratividade e buscar a expansão dos negócios.

A escrituração contábil, portanto, vai além da operacionalização dos eventos empresariais em ordem cronológica. Sua missão é a de criar memória — facilitando o acesso a dados passados, que podem contribuir para entender o presente ou desbravar o futuro — e preservar a identidade da companhia, mantendo-a íntegra e sólida em um mercado cada vez mais volátil e desafiador.

 

A importância do ERP na gestão contábil

A alta concorrência, que pressupõe o esforço para que haja diferenciação e rentabilidade, exige a otimização de processos. Não é diferente na parte contábil: é preciso que as empresas (e seus parceiros contábeis) retifiquem suas operações e antevejam oportunidades. O ERP, portanto, é a ferramenta ideal para que profissionais da área e escritórios de contabilidade, enquanto parceiros essenciais à efetividade dos controles, possam dispor de mecanismos transparentes de registro e de apuração.

Neste âmbito, a utilização de um ERP aderente e alinhado às dinâmicas corporativas sugere que há maior controle e maior efetividade nas rotinas contábeis. Afinal, o sistema automatiza operações e minimiza o retrabalho, aumentando a confiabilidade dos dados e facilitando a entrega da documentação contábil, fiscal e financeira exigida legalmente.

No cotidiano operacional, a tecnologia de gestão funciona não apenas como um extenso repositório de dados, cujo acesso é transparente, simples e rápido. O ERP também contribui largamente para que haja mais segurança e autonomia na gestão contábil da organização, potencializando a assertividade das decisões que são tomadas no dia a dia do departamento.

Os benefícios da incorporação de um software completo e atualizado são, de fato, inúmeros e preciosos! Não deixe de conhecer algumas das principais razões!

 

Evita fraudes e transtornos legais

Este ponto é, provavelmente, um dos mais importantes à gestão de empresas de alta performance: a correta escrituração contábil protege a empresa contra eventuais fraudes cometidas por má-fé. A partir dos registros formais e das análises técnicas, é possível identificar gargalos e encontrar a raiz do problema, combatendo-o de forma localizada. A ação rápida é essencial para assegurar a saúde do negócio e a tecnologia de gestão tem papel fundamental na agilidade corretiva.

 

Auxilia na diminuição da carga tributária

Impostos e tributos são fontes inesgotáveis de análise aos gestores brasileiros. Isso porque a carga que incide sobre empresas — de todos os portes e segmentos de atuação — é altíssima. Há, porém, uma alternativa legal para pleitear a diminuição da carga tributária: a gestão contábil permite que o enquadramento do regime seja continuamente reavaliado, viabilizando oportunidades de economizar recursos de modo transparente. Além disso, o domínio das informações contábeis endossa possíveis isenções fiscais.

 

Aprofunda o entendimento acerca das despesas

Em um grande número de empresas — principalmente naquelas em que o controle de caixa é deficiente —, despesas fora de controle são o principal motivo de mortalidade. O monitoramento das transações corporativas é, portanto, essencial para manter o saldo positivo e fortalecer a saúde da companhia no curto, médio e longo prazo. A gestão contábil adequada gera uma visão ampla da alocação de recursos, possibilitando que o panorama de custos e despesas seja revisto com critério e rigidez.

 

O Areco ERP na gestão contábil

O Areco ERP é uma solução completa para a gestão enxuta e assertiva dos processos contábeis, fiscais e financeiro. O módulo correspondente, totalmente integrado às demais áreas do negócio, confere mais agilidade e eficiência às operações cotidianas, facilitando os registros tanto quanto as análises.

Na prática, o Areco ERP automatiza regras de integração contábil para operações de contas a pagar, contas a receber, estoque, ativo fixo e faturamento. Assim, os envios do SPED e as rotinas de conciliação bancária, para citar apenas alguns exemplos, são imediatamente otimizados e passam a ocorrer de modo mais seguro e transparente. É ótimo para o gestor, mas é também excelente para a contabilidade que o atende.

Quer saber como podemos maximizar a gestão contábil de empresas focadas em resultado?

Fale com um consultor!
(19) 3849-4355
contato@areco.com.br

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *