Como migrar para o Home Office após o isolamento social

Como migrar para o Home Office após o isolamento social

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Tempo de leitura: 15 minutos


Sabemos que você já deve ter lido milhares de conteúdos de Home Office por aí, nós também lemos. A realidade é que não estamos vivendo dentro de um movimento de escala mundial onde a maioria das pessoas resolveu aderir ao trabalho remoto, estamos vivendo um cenário de incertezas e de isolamento social onde qualquer tipo de conteúdo relacionado ao tema ganha uma enorme força e o bombardeio de informações muitas vezes satura.

Uma coisa é certa, a mentalidade da maioria das pessoas será outra dentro das organizações pós pandemia, mas essa não é uma afirmação para assustar e sim, com o intuito de preparar você, nosso leitor, para novos cenários tecnológicos, como por exemplo a adesão definitiva do Home Office, ferramentas para auxiliar esse tipo de trabalho, dentro outros. E, modéstia parte, de tecnologia a gente entende bem!

Então, nos acompanhe e boa leitura! 😀

Ferramentas para colaborar a distância

Muitas ferramentas já existiam no mercado para auxiliar os profissionais que utilizavam deste método de trabalho, entretanto hoje elas estão em alta e podem colaborar e agregar na nossa rotina profissional. De todo modo, como abordamos na introdução: estamos dentro de um cenário em que precisamos correr contra o tempo para nos adaptarmos à rotina remota. Algumas empresas já viviam essa realidade, outras não – então não se sinta pressionado(a) a aderir e entender todas as dicas que damos aqui, faça no seu tempo e dentro da sua realidade.

A seguir veremos algumas dessas ferramentas e suas funcionalidades. Muitas delas você provavelmente já deve ter ouvido falar, mas agora saberemos um pouco mais sobre o que elas realmente podem nos trazer de benefício.

Vamos separar por algumas categorias para facilitar!

Vídeo Conferência

  •  Zoom

O Zoom é um serviço de videoconferência baseado em nuvem que você pode usar para se encontrar virtualmente com outras pessoas por vídeo ou somente áudio ou ambos, durante a realização de bate-papos ao vivo e permite gravar essas sessões para visualização posterior.

  • Hangouts

Seguindo quase que os mesmos parâmetros do Zoom, o Hangouts consiste em uma plataforma de comunicação a distância de mensagem instantânea desenvolvida pelo Google, onde você pode realizar chamadas de texto, áudio ou vídeo com mais de uma pessoa.

  • Skype

É um software usado comumente no computador que foi substituto do conhecido MSN, hoje em dia você consegue conversar por texto, áudio e vídeo também. O Skype é gratuito para download e utilização, mas existem algumas funcionalidades que são pagas. Pode ser utilizado no celular, no computador ou no tablet.

 

Armazenamento em nuvem

  • Google Drive

O Google Drive um software em nuvem que cria e armazena documentos, permite edição e acesso a mais de uma pessoa e tem um excelente mecanismo de busca de arquivos.

  • OneDrive

Funciona basicamente da mesma forma que o Google Drive, porém a opção da Microsoft – OneDrive – oferece o melhor custo-benefício atualmente: armazenamento infinito com um valor menor que os concorrentes.

  • Dropbox

O Dropbox armazena e compartilha arquivos, faz backup automático e oferece espaço extra para cada pessoa que você recomendar.

 

Planejamento

  •  Google Calendar

 É um serviço de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente pela empresa Google. Disponível em uma interface web, dentro do Google Calendar, é possível adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades.

  • Trello

O Trello é uma plataforma popular de gerenciamento e organizações de tarefas, individuais e em equipe. Seu funcionamento básico consiste em quadros, incluindo objetivos, que são distribuídos entre colunas. Possui muitas opções de customização e pode se adaptar conforme as demandas de cada usuário.

E por último e não menos importante:

  • Projeto #matrix

 A #matrix é um escritório virtual, que traz a experiência do escritório físico, com várias salas e espaços de trabalho. As pessoas podem entrar e sair, mostrar onde estão presentes, comunicar-se e fazer videoconferências.

Como funciona?

É uma ferramenta gratuita open source funciona em três pilares fundamentais:

  • Presença. É possível ver todas as pessoas online no momento e suas interações (com quem estão falando, se estão em reunião ou se estão disponíveis).

 

  • Conversar com alguém se torna tão fácil quanto ir à mesa da pessoa e trocar duas palavras. Para citar um exemplo: a função chamada “Get” (acionada com o botão direito do mouse) avisa rapidamente que você quer falar com o seu colega de trabalho e o convida para entrar numa sala de reuniões virtual.

 

  • É possível ver quais as conversas que estão acontecendo no escritório naquele momento. O usuário pode optar por participar dessas conversas (como se estivesse batendo à porta de uma sala em que uma reunião está ocorrendo), ou ainda esperar a reunião terminar para interagir com os participantes quando eles estiverem disponíveis.

Vimos o quão útil e colaborativas essas ferramentas podem ser durante na rotina de Home Office, certo? Mas será que somente isso é o necessário para ter uma rotina de trabalho mais eficaz e produtiva? A resposta é: não! A principal medida para obter esses resultados parte de nós mesmo!

 

 

Benefícios do trabalho home office

 O trabalho Home Office pode ser benéfico em vários aspectos, tanto para você quanto para o meio ambiente, vamos ver alguns benefícios:

 

  1. Menos estresse

Trabalhar em casa com certeza é menos estressante, pois você está no seu “habitat natural”, em um ambiente mais dinâmico, confortável e, em alguns casos, na companhia de quem você ama, seja seus bichinhos de estimação ou familiares. Além disso, não temos que nos locomover para ir ao posto de trabalho, não utilizamos nenhum meio de transporte e, desta forma, aliviamos ainda mais o estresse.

O estresse é responsável por problemas graves de saúde e pode levar ao infarto. De acordo com especialistas, o trânsito é um dos grandes vilões do estresse. A busca por ganho de tempo e espaço, associados à falta de educação dos motoristas, contribui para a proliferação do estresse.

 

  1. Flexibilidade e assertividade no cumprimento da jornada de trabalho

 Em casa, não contamos com divergências ou interrupções externas que podem atrapalhar a realização do nosso trabalho, como: engarrafamentos, acidentes de trânsito, interdições, problemas com nosso veículo ou transporte público. Esses fatores fazem com que nos atrasemos alguns minutos ou até faltemos no trabalho, prejudicando a nossa jornada de trabalho, entrega de projetos, reuniões e outros eventos com hora marcada. Só temos que nos atentar e ter compromisso com o horário estabelecido pela empresa, cumprindo suas horas da forma mais assertiva possível.

 

  1. Local de trabalho adequado

Nada de ficar no sofá ou na cama para trabalhar, hein? Isso faz com que fiquemos mais cansados e dispersos. Organize um espaço de trabalho que seja a sua cara e personalize de acordo com suas necessidades. Se possível separe um cantinho seu, uma mesa, por exemplo, com seu notebook/desktop e seus utensílios de trabalho, como caderno, canetas, agenda, entre outros.

Apesar de estarmos em casa, ainda estamos trabalhando! Ter um ambiente adequado de trabalho na sua casa faz com que sua produtividade aumente.

 

  1. Conforto

 Estando no conforto e na intimidade da sua casa as ideias e a sua energia fluem muito mais, assim podemos direciona-las para o que realmente é necessário. Além disso, podemos tirar aquele cochilo na hora do almoço, preparar a nossa comida ou o cafezinho da tarde do nosso jeitinho! E claro, é importante se atentar à não passar o dia de pijama, porém as roupas para trabalho podem ser mais descontraídas e confortáveis.

 

  1. Liberdade e autonomia

 Criamos mais liberdade e autonomia para realizar as nossas tarefas, conseguimos nos organizar da forma que acharmos melhor com base na prioridade de cada assunto. Não temos distrações com nossos colegas de trabalho e líderes.

 

  1. Leis trabalhistas

 Fiquem tranquilos, todos estão assegurados pela lei. A reformar trabalhista, que já entrou em vigor, considera o trabalho Home Office como trabalho formal. A realização de atividades, como é feito e controle de jornada devem estar em seu contrato de trabalho.

A lei também estabelece o fato de que as empresas que optarem por esta opção devem oferecer todo material e equipamento necessário para o colaborador realizar o trabalho em casa.

 

  1. Economia

Em casa não precisamos gastar com restaurantes na hora do almoço, nem com combustível ou transporte público, desta forma, além e termos mais tempo com nossos familiares economizamos dinheiro.

 

Cuidados com o Home Office e o isolamento social

 

Muitas pessoas em isolamento estão ansiosas, nervosas, entediadas e as vezes sem ter o que fazer. Pensando nisso separamos algumas dicas para aliviar o estresse e a ansiedade:

 

  • Se distraia, leia um livro, assista uma série ou filme, ouça músicas que você gosta, existem diversas playlists relaxantes em aplicativos de músicas na internet;

 

  • Aproveite o boom de cursos online e gratuitos que diversas empresas estão oferecendo;

 

  • Pratique exercícios físicos, tire um tempinho para fazer um alongamento, uma sessão de polichinelos, agachamentos e etc. diversas academia estão disponibilizando uma rotina de exercícios que podem ser feitos em casa gratuitamente;

 

  • Respire fundo, controle sua respiração, conte até 10, pratique relaxamento diário, isso ajuda a controlar seu estresse e ansiedade além de fazer você dormir melhor;

 

  • Fique longe do estresse, não fique 100% antenado a qualquer notícia negativa na mídia, isso não faz bem, nossa cabeça também precisa de notícias boas, peça para te informarem caso algo realmente importante aconteça ou tenha alguma mudança significativa;

 

  • Tome um chá. A maioria dos chás possui substâncias que funcionam como calmantes suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. Os chás indicados são: a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana.

 

  • Dedique um tempo para você, tome um banho relaxante, cuide das unhas, dos cabelos, do corpo, sinta-se bem, vista a roupa que mais gosta. Aprecie a sua companhia e a de quem você ama;

 

  • Mantenha sempre pensamentos positivos em mente, por mais que seja difícil, tente controlar os pensamentos negativos e mantenha o foco no que realmente é importante e real;

 

Esperamos que este artigo tenha esclarecido alguns pontos e ajudado no que for necessário nesse período de isolamento. A Areco oferece também soluções Home Office – caso seja do seu interesse ou da sua empresa, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Blog Sem categoria  Como migrar para o Home Office após o isolamento social

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *