Quais as vantagens de um sistema ERP para o e-commerce?

Quais as vantagens de um sistema ERP para o e-commerce?

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Conseguimos obter diversas vantagens com um sistema ERP, ele é uma ferramenta indispensável se você pretende facilitar os processos de gestão do seu e-commerce.

Atualmente, mercados de diferentes segmentos se encontram em cenários extremamente competitivos, e com o e-commerce não é diferente. Neste contexto, existem vários desafios enfrentados pelo proprietário de e-commerce, seja ele um veterano ou aquele que ainda pretende abrir uma loja virtual.

Otimização do site, despacho ágil de pedidos e prestar um bom atendimento são fatores essenciais para proporcionar uma boa experiência ao consumidor, mas além disso, é importante manter a casa em ordem para garantir a prosperidade do seu negócio.

Gestão financeira, controle de estoque, estratégias de marketing e vendas e tantas outras responsabilidades são facilitadas por meio da utilização de um sistema ERP.

Quer saber mais? Siga com a leitura!

 

O que é sistema ERP?

A sigla ERP é referente ao termo em inglês Enterprise Resource Planning, ou em tradução livre Planejamento de recursos empresariais

O Sistema ERP é responsável por unificar os processos de diversos setores de uma empresa, tanto na perspectiva sistêmica, no que diz respeito à transações financeiras e sistemas de informações gerenciais e tomada de decisões, como da perspectiva funcional, abrangendo recursos humanos, contabilidade, marketing, compras, vendas e etc.

É interessante mencionar que mesmo pequenas empresas possuem uma grande quantidade de informações e processos, que se unificados podem tornar a gestão mais eficaz e enxuta.

 

5 vantagens de um sistema ERP ao integrar a um e-commerce

 

Centralização de informações

Com a implementação de um sistema ERP as informações importantes do seu e-commerce ficam todas no mesmo lugar. Deste modo, a criação de relatórios e a comparação de dados são simplificadas, o que facilita consideravelmente a tomada de decisão.

Além disso, se o seu e-commerce conta com uma equipe com funcionários, sempre que alguém realiza uma ação no sistema, como a compra de produtos ou a solicitação de um pedido junto ao fornecedor, esta informação é registrada no sistema, reduzindo ao máximo o risco de erros.

 

Controle de estoque

O controle de estoque, que é um dos principais desafios do e-commerce, pode se tornar muito mais simples com a implementação de um sistema ERP.

Isso porque a ferramenta possibilita o controle de entrada e saída de mercadorias, tornando possível inclusive quando será necessário realizar um novo pedido aos fornecedores.

 

Gestão financeira simplificada

A gestão financeira é um pilar fundamental de qualquer negócio. Sabemos, no entanto, que fazer a gestão financeira e atender a todas as demandas fiscais exigidas pelo estado, pode ser bem desafiador.

Integrar sua gestão financeira a um sistema ERP permite controlar as contas a pagar, valores a receber de forma muito mais prática e organizada.

 

Emissão de NF-e

Conforme o seu volume de vendas aumenta, a emissão de notas fiscais, sejam físicas ou eletrônicas, acaba se tornando um desafio.

O sistema ERP permite também a emissão de notas fiscais de forma facilitada, sem a necessidade de recorrer à outra ferramenta. Desse modo é possível evitar erros e atrasos no processo de emissão.

 

Emissão de boletos online de forma automatizada

Ao integrar o ERP com a sua plataforma de e-commerce, é possível emitir boletos bancários de forma prática e automatizada.

 

Como escolher o melhor sistema ERP para e-commerce?

Atualmente existem diversas opções de sistemas ERP no mercado, e antes de contratar um sistema é importante olhar para alguns aspectos.

 

Entenda o seu e-commerce

É essencial entender alguns aspectos do seu negócio para escolher o ERP que melhor se adapte a sua loja virtual. Primeiro, pense na estrutura da sua empresa.

Quantos computadores a empresa dispõe para utilizar o sistema, quantos acessos são necessários e como será feito o backup das informações são pontos importantes a se avaliar.

Além disso, é importante analisar quais são as suas necessidades. Busque entender os principais problemas da sua operação e opte por um sistema ERP que forneça as soluções adequadas à eles.

Por exemplo, se o seu e-commerce atua no formato Dropshipping o controle de estoque não será sua responsabilidade direta, mas é importante que exista integração com o sistema do fornecedor, do contrário você pode acabar efetuando a venda de um produto que o fornecedor não tem em estoque.

 

Atualizações

Como já mencionamos antes, o ambiente de negócios do e-commerce é extremamente competitivo, sendo assim, é essencial buscar por uma opção que busque se adaptar aos novos desafios do mercado.

Além disso, em nosso país a legislação muda constantemente, ao contratar um sistema ERP é importante buscar por um que se adapte a essas mudanças. e inclua as atualizações no seu plano.

 

Suporte

No cotidiano da gestão de um negócio, eventualmente nos deparamos com alguns problemas no funcionamento das ferramentas que utilizamos. Isso sem falar nas vezes em que temos dúvidas em relação ao funcionamento de ferramentas.

Infelizmente imprevistos como esses acontecem, e resolvê-los da maneira mais ágil possível é essencial.

Desse modo, optar por um sistema ERP que possua uma boa equipe de suporte é indispensável.

 

Usabilidade

Conforme mencionamos acima, às vezes utilizar um novo sistema na gestão da empresa pode ser um pouco complicado, dificuldades e dúvidas na utilização do sistema podem surgir e acabar impactando na eficiência que se esperava com a utilização da ferramenta. Mas, como dito anteriormente conseguimos obter diversas vantagens com um sistema ERP.

Contar com uma boa equipe de suporte ajuda, mas escolher um sistema ERP que possua uma interface intuitiva garante que você extraia o máximo de desempenho da ferramenta.

Além disso, cada negócio possui suas particularidades, portanto é importante que o sistema seja customizável para atender às demandas do seu e-commerce.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *