Tendências de RH que impulsionam a transformação

Tendências de RH que impulsionam a transformação

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Na Areco Sistemas Empresariais, acreditamos que, ao impulsionar empresas, ajudamos a desenvolver pessoas. Reservamos ao RH uma atenção toda especial. Sabemos que é lá, no dia a dia corporativo, que talentos são lapidados e potencializados, contribuindo para um mercado cada vez mais forte. Acompanhe nesse post as tendências de RH.

Além disso, o Departamento de Recursos Humanos é, sem dúvida, um grande catalisador de mudanças. A área é repleta de iniciativas que empoderam equipes e alavancam operações, agregando competitividade à companhia.

 Na prática, a mensagem é bem direta: os avanços do RH despontam como excelentes oportunidades de impulsionar a transformação tecnológica e digital na sua empresa, expandindo benefícios para outros setores internos.

Neste post, você vai entender melhor quais são as principais tendências de RH, explorando a aplicação de cada uma delas no contexto do seu negócio.

Boa leitura e bons insights!


Tempo de leitura: 7 minutos


A lógica do RH: por que o departamento é tão importante?

 É fácil perceber a importância do RH no ecossistema empresarial. Relembre, por exemplo, a primeira vez que você notou que seu negócio tinha crescido. Muito provavelmente, a lembrança está associada à necessidade de contratar mais profissionais para delegar funções operacionais.

Após encontrar a pessoa ideal para o cargo, você precisa treiná-la. Todo o processo, que antes estava centralizado na sua cabeça, precisa ser sistematizado e repassado, garantindo que tudo continue funcionando adequadamente.

O passo seguinte é acompanhar o desempenho do profissional e, sempre que necessário, orientá-lo na execução correta das tarefas propostas.

Tudo isso enquanto gerencia — ou delega a responsabilidade de gerenciar — a Folha de Pagamento e o envio da documentação trabalhista. A formação de uma equipe sinaliza que há ganho de mercado e que, a partir daquele momento, mais pessoas participam do seu sonho.

A sua missão, enquanto líder, é garantir que essa primeira iniciativa renda muito frutos. O RH pode impulsionar a transformação no seu negócio — e as principais tendências da área são uma boa bússola para que você enxergue com mais clareza.

 

Quais são as principais tendências de RH e como elas impulsionam a transformação?

 O mercado mudou muito nos últimos anos. Para manter a competitividade, as empresas precisaram se adaptar ao dinamismo das operações internas e externas.

O RH não escapou a esse cenário de contínua mudança. Pelo contrário: muitas tendências surgem no âmbito da gestão de pessoas e podem endossar transformações mais profundas e abrangentes. Confira!

 

Blog  Tendências de RH que impulsionam a transformação

 

Gestão e retenção do conhecimento

 Ao contratar seu primeiro colaborador, você precisou se preocupar com a transferência de conhecimento, certo?

Esse processo, entretanto, jamais tem fim enquanto uma empresa mantém suas operações ativas. O RH é o responsável por administrar e reter o know how da organização.

Uma das principais tendências ligadas à democratização do conhecimento é a utilização da tecnologia gerencial para treinamentos e reciclagens.

Ao dispor de um repositório integrado, intuitivo e acessível, o líder de Recursos Humanos pode acomodar documentos pertinentes à operação e conteúdos de aprimoramento — por setor de trabalho ou por nível de acesso, o que for mais conveniente e oportuno.

Assim, o gestor ganha mais agilidade na capacitação da equipe e pode contar com profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do mercado. Ponto para a sua empresa!

 

Flexibilidade de trabalho (local e horários)

 O equilíbrio entre vida profissional e pessoal, buscando maximizar a produtividade e a qualidade de vida, sempre foi um desafio. Há alguns anos, porém, a busca por jornadas mais flexíveis exigiu que o RH passasse a considerar opções.

Não seria exagerado dizer que a flexibilidade do trabalho é uma tendência da área. Afinal, quando existe uma demanda latente entre os colaboradores, é preciso tratá-la com carinho!

O problema é que, na maioria das vezes, a flexibilização impacta em outras questões importantes, tais como controle de jornada (o famoso ponto) e segurança dos dados (ao acessar informações corporativas em redes diversas). Por isso, o RH também precisa se preocupar com tecnologia — que, por sua vez, é um dos maiores motores de inovação.

Encontrar uma solução capaz de manter a integridade dos dados e, ao mesmo tempo, permitir o acompanhamento da produtividade na equipe faz toda a diferença.

 

Acompanhamento de performance

 E, falando em produtividade, chegamos ao momento perfeito para tratar de uma tendência muito valiosa: o monitoramento de performances. É fundamental que os líderes da área disponham de ferramentas e indicadores capazes de validar a performance do time.

É preciso que relatórios pessoais indiquem quanto tempo um determinado operador leva, em média, para executar uma tarefa específica, comparando o resultado com o padrão esperado. Esse tipo de informação empodera o RH e favorece a criação de planos de aprimoramento, visando potencializar o desempenho individual e coletivo.

 

O Areco ERP na gestão de RH

 Os recursos humanos são, sem dúvida, um dos insumos mais importantes às organizações competitivas. Para administrá-los de forma eficiente, o Areco ERP disponibiliza uma série de ferramentas diferenciadas.

No módulo, também é possível, por exemplo:

  • Arquivar a documentação de feedbacks, favorecendo o rápido acesso às ações de desenvolvimento propostas para o colaborador;
  • Monitorar e evolução de carreira do profissional, registrando datas e promoções de forma pormenorizada;
  • Extrair relatórios completos, com filtros personalizados, para entender tendências de perfil ou indicadores de absenteísmo.

 

O Areco ERP é a tecnologia ideal para potencializar rotinas internas e externas de RH. Ao mesmo tempo em que os gestores desfrutam de pleno domínio sobre as informações do quadro de colaboradores. A equipe de analista desempenha rotinas operacionais, especialmente relacionadas a obrigações trabalhistas, de forma mais rápida e segura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *