Indústria 4.0: por que a tecnologia é imprescindível ao sucesso?

Indústria 4.0: por que a tecnologia é imprescindível ao sucesso?

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Em um mercado cada vez mais volátil, competitivo e dinâmico, os desafios são constantes. As organizações modernas andam em busca por otimização e inovação. Isso é algo que não será mais dispensável e sim essencial. A Indústria 4.0 vem ai para unificar a tecnologia e as organizações de forma cooperativa.

O que é Indústria 4.0 e seu conceito?

Indústria 4.0 caracteriza-se basicamente no conceito da otimização e automatização das organizações juntamente com a tecnologia. Desta forma, juntando o mundo físico, digital e biológico. Também chamada de “nova revolução industrial”.

As três revoluções industriais passadas foram firmemente motivadas pelo desenvolvimento de novas técnicas e métodos. Assim não seria equivoco dizer que a tecnologia é a principal força que a impulsiona e sustenta.

Blog  Indústria 4.0: por que a tecnologia é imprescindível ao sucesso?

O conceito de Indústria 4.0 surgiu em meados de 2013, por conta do avanço da tecnologia e a necessidade de adaptação das organizações a essas inovações. Seu maior impulso foi devido aos modelos alemães de integração dos meios de produção com tecnologias. No cenário atual, de acordo com o rápido avanço tecnológico , ela é fortemente dependente em alguns pilares, como:

  • técnico;
  • estrutural;
  • cíclico;
  • institucional.

Como podemos ver, as revoluções industriais sempre estão ligadas aos avanços tecnológicos, e não é diferente na Indústria 4.0.

Veja a seguir.

Principais tecnologias na Indústria 4.0

Sabemos agora que os avanços tecnológicos , o uso, e a necessidade das empresas se adequarem aos mesmos é fator básico que rege a Indústria 4.0. Mas, existem algumas tecnologias que são consideradas pilares essenciais nessa revolução.

  • Manufatura Aditiva (3D)

Manufatura Aditiva ou Impressão 3D é a adição de material para fabricar objetos, formados por várias peças, constituindo uma montagem.

  • Inteligência Artificial (IA)

É um segmento da computação que busca simular a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões, resolver problemas, dotando softwares e robôs de uma capacidade de automatizarem vários processos.

  • Internet das Coisas (IoT)

Internet das Coisas representa a possibilidade de que objetos físicos estejam conectados à internet podendo assim executar de forma coordenada uma determinada ação. Um exemplo seriam carros autônomos que se comunicam entre si e definem o melhor momento (velocidade e trajeto, por exemplo) de fazer um cruzamento em vias urbanas.

  • Biologia Sintética (SynBio)

É a convergência de novos desenvolvimentos tecnológicos nas áreas de química, biologia, ciência da computação e engenharia. Permitindo o projeto e construção de novas partes biológicas tais como enzimas, células, circuitos genéticos e redesenho de sistemas biológicos existentes.

  • Sistemas Ciber-físicos (CPS)

Sistemas Ciber-Físicos sintetizam a fusão entre o mundo físico e digital. Dentro desse conceito, todo o objeto físico (seja uma máquina ou um linha de produção) e os processos físicos que ocorrem, em função desse objeto, são digitalizados. Ou seja, todos os objetos e processos na fábrica tem um irmão gêmeo digital.

Principais desafios Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é algo que afeta o mundo todo, todas as organizações necessitam se adequar a esta nova realidade tecnológica se não quiserem ficar para trás. Por este motivo a Indústria 4.0 acaba trazendo alguns desafios e expectativas.  É uma tarefa dinâmica, a qual envolve adaptações constantes e uma visão estratégica por parte dos gestores.

Atualmente a Indústria representa menos de 10% do PIB,  representação que em meados da década de 1980 chegava a mais de 20% . O decaimento foi fruto de mudanças na estrutura produtiva do país e dos novos modelos de negócios trazidos pela disrupção tecnológica.

Blog  Indústria 4.0: por que a tecnologia é imprescindível ao sucesso?

Ocupamos 69ª colocação do Índice Global de Inovação, métrica que visa avaliar critérios de performance diferentes países no quesito inovação. Alguns destes quesitos são:

  • produtividade
  • investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D)
  • educação
  • exportações de produtos de alta tecnologia

Blog  Indústria 4.0: por que a tecnologia é imprescindível ao sucesso?

Além destes fatores a produtividade da Industria brasileira caiu 7 pontos entre 2006 e 2016.

Blog  Indústria 4.0: por que a tecnologia é imprescindível ao sucesso?

Apesar do cenário parecer preocupante, em comparação a outros países o Brasil tem possui potencial para melhorar sua posição nesta nova economia.

Por que a tecnologia é imprescindível à Indústria 4.0?

Entendendo a tecnologia como um poderoso mecanismo para deslanchar a frente nesta revolução, é válido pontuar que a automação de processos figura como um dos mais relevantes diferenciais competitivos da atualidade. Mais do que diferenciação, trata-se de uma questão de sobrevivência.

Neste âmbito, é impraticável pensar em automação de rotinas sem recorrer ao aperfeiçoamento de gestão. Somente ao contar com ferramentas e seguras, capazes de integrar operações e otimizar recursos, é possível simplificar processos e conferir alta performance às etapas produtivas e administrativas.

A adoção de tecnologias aderentes e adequadas é o caminho para que a modernização das indústrias, adentrando na era 4.0, seja, de fato, uma realidade. Em meio à concorrência acirrada, a tomada de ação deve ser rápida e certeira: não há tempo para indecisão e eventuais erros podem ser perigosamente custosos.

A Indústria 4.0 é uma realidade cada vez mais evidente e, às empresas despreparadas, há o risco real de que percam relevância no mercado, comprometendo sua continuidade e seus lucros.  

Blog  Indústria 4.0: por que a tecnologia é imprescindível ao sucesso?

“A maior mudança com o início das rotinas de produção dentro do sistema foi o ganho em atividades que fazíamos repetidas vezes. […] O maior ganho foi a centralização das informações, que eliminou o retrabalho de redigitar nossos dados produtivos.”

Miguel Correia, Gestor de Implantação na Riferplast

Portanto frisamos: transformar a indústria hoje = criar a indústria do futuro. 

A Areco Sistemas Empresariais é sua parceira agora, amanhã e sempre. Conte conosco para superar as dificuldades do cenário atual e preservar o crescimento do seu negócio.

Estamos aqui para você, agende uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *