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[GUEST POST] 7 razões para começar a usar indicadores empresariais o quanto antes

[GUEST POST] 7 razões para começar a usar indicadores empresariais o quanto antes

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Os indicadores empresariais, ou os famosos KPIs, são métricas. Ou seja, informações que avaliam sua performance de acordo com seus objetivos. 

Na prática, os indicadores fazem o monitoramento dos resultados da empresa e podem te auxiliar nas tomadas de decisões. 

Assim, os KPIs são indicados para todos os empreendedores que querem acompanhar mais de perto as evoluções e desempenho de estratégias do seu negócio e tomar decisões a partir disso. 

Esses dados podem ser comparados com o dos seus concorrentes ou os da própria empresa ao longo dos anos. 

Um exemplo do que pode ser usado para esses indicativos são quantos clientes voltaram ao seu consultório após conhecerem o aparelho transparente preço

No artigo a seguir vamos te apresentar algumas razões para você implementar os indicadores empresariais o mais rápido possível. 

Tipos de indicadores 

Existem diversos tipos de indicadores e todos podem te ajudar a alcançar suas metas e traçar as futuras, conheça algumas categorias: 

  1. Indicadores de produtividade: Está relacionado a produtividade do colaborador ou da máquina, ou seja, os recursos da empresa em relação às entregas;
  2. Indicadores de qualidade: São usados para entender qualquer desvio ou problema na produção. Um exemplo é a quantidade de avarias que podem acontecer em um produto durante sua produção;
  3. Indicadores de capacidade: Utilizado para medir a quantidade de um processo. Nesse caso, podemos citar quantos tratamento de canal um dentista consegue realizar no dia, por exemplo. 
  4. Indicadores estratégicos: Auxilia a organização sobre como ela está em relação aos seus objetivos traçados. Apresentam uma comparação entre o cenário real da empresa e o que era desejado.

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Ticket médio

O ticket médio é um dos indicadores empresariais que podem auxiliar o seu negócio. 

basicamente, esses dados consistem na média gasta por um cliente no seu estabelecimento em um determinado tempo, geralmente dentro de 30 dias. 

Além disso, ele também pode ser usado para mensurar o desempenho de uma equipe, avaliando qual o valor ela conseguiu produzir durante o período estabelecido.

Desse modo é possível avaliar o rendimento/lucro do local, avaliando – por exemplo – quanto custa um clareamento dental em uma clínica odontológica, e qual a média dos clientes que realizam esse procedimento. 

Fidelização de clientes  

Outro KPI para quem trabalha com atendimento ao público é a retenção, com ele você conseguirá ter uma base dos seus clientes e a quantidade de vezes que eles frequentam seu negócio.

Desse modo, é possível mensurar:

  • A atração dos clientes;
  • Serviços/produtos que mais convertem;
  • O valor gasto para atrair clientes;
  • O valor gasto para reter clientes;
  • As estratégias de retenção com melhores resultados.

Conheça sua empresa 

A partir dos KPIs você conseguirá ter uma visão mais abrangente e singular sobre os resultados do seu negócio. Assim, conhecer suas metas e objetivos é essencial para escolher os indicadores que serão usados para atingi-los e quais ações serão feitas.

Observando essas métricas também será possível melhorar suas estratégias, setores e faturamento. 

Não fique só na imaginação 

Com a análise das métricas, os gestores não ficarão apenas imaginando se os planos de marketing estão dando certo, se os clientes estão satisfeitos e retornando. 

Afinal, os dados obtidos te fornecem as respostas claras para essas dúvidas. Inclusive, é possível avaliar quais ações e procedimentos mais atraem o público.

No ramo odontológico, por exemplo, é possível verificar se a colocação de lente de contato é ou não o procedimento estético que mais converte clientes.

Redução de erros 

Sem uma gestão controlada, a empresa está mais suscetível ao erro. 

Assim, quando as decisões são tomadas a partir da intuição, é bem provável que algo dê errado. Por isso é essencial controlar o que acontece dentro da empresa e tomar as decisões a partir de dados sólidos, obtidos por meio dos indicadores.

Conheça seus lucros

Para manter sua empresa funcionando é necessário conhecer seus faturamentos e déficits. Conhecendo seus lucros, ficará mais fácil administrar o negócio e as campanhas, bem como fazer com que seus lucros sejam maiores. 

Controlar os gastos com fornecedores, material e funcionários também ficarão mais fáceis com um indicador empresarial, já que ele te mostrará os dados atuais e as projeções.

Com isso você poderá comparar a informações antigas, analisando a necessidade de implantar novas estratégias ou de reduzir custos.  

A partir desse indicador você conseguirá manter contato com os seus clientes e ter um atendimento mais intimista, sendo uma vantagem para marcar consultas e retornos, por exemplo. 

Quadro de Indicadores 

A ideia principal do quadro de indicadores é que toda a equipe consiga visualizar e esteja atualizada sobre os dados do seu setor. Assim, todos conseguem compreender o quanto falta para atingir a meta e, consequentemente, todos estão engajados no mesmo objetivo. 

Agora que você entendeu o que são os indicadores empresariais e como eles podem auxiliar a sua empresa, está na hora de implementar essa ferramenta e melhorar suas estratégias. 

Independentemente dos KPIs que você decidir utilizar, e de qual seja o segmento do seu negócio, fazer uma boa análise e tomar decisões a partir desses dados é crucial para que seus resultados sejam ainda mais satisfatórios. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

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