Controle de estoque: evite prejuízos e ganhe eficiência

Controle de estoque: evite prejuízos e ganhe eficiência

A definição mais simples de controle de estoque refere-se ao processo de gerenciamento dos níveis de estoque de uma empresa. O processo de controle de inventário envolve o gerenciamento de itens a partir do momento em que são solicitados; durante todo o armazenamento, movimentação e uso; ao seu destino ou disposição final. Muitos sistemas, processos e tecnologias foram desenvolvidos ao longo dos anos para ajudar as empresas a otimizar os processos da cadeia de suprimentos envolvidos nos sistemas de controle de estoque.

Processos e fórmulas importantes do sistema de controle de estoque

Com o tempo, diferentes processos e fórmulas de controle de estoque foram criados para ajudar as empresas com a complexidade que é o controle de inventário. Vamos dar uma olhada em quais são alguns desses processos essenciais de controle de estoque e por que são importantes para as empresas atualmente.

Controle de qualidade no controle de estoque

O controle de qualidade é uma parte essencial do controle de estoque e os processos que você usa têm um impacto sobre ele. Quando você trabalha com um fornecedor que possui os mesmos padrões de qualidade que você, com o tempo, desenvolverá com ele um relacionamento de longo prazo. Depois de ter seus fornecedores, o rastreamento de lotes garante que seu estoque atenda consistentemente aos seus mais altos padrões de qualidade.

Controle organizacional

Pode parecer um conceito simples, mas faz diferença ter seu estoque meticulosamente organizado com um processo de controle de estoque. Um sistema de inventário organizado começa rotulando seu estoque com Unidades de Manutenção de Estoque que são facilmente compreensíveis e simples de ler. Comece com um inventário inicial e, em seguida, use o sistema de rastreamento de inventário certo para acompanhar movimentos e níveis.

Fórmula de ponto de reabastecimento

O ponto Reordenar é uma maneira de controlar o estoque que determina o momento certo para solicitar mais estoque. Calcular isso significa somar sua demanda de lead time em dias e o estoque de segurança em dias.

Basicamente, ponto de reabastecimento = demanda por lead time + estoque de segurança.

Quantidade econômica da ordem (EOQ)

Por fim, a Quantidade Econômica de Encomenda é o estoque ideal que você deve adquirir para minimizar os custos de pedidos e manutenção. Você precisará conhecer seus custos fixos anuais, demanda em unidades e custos de transporte por unidade para calcular isso.

Em seguida, você pode usar a fórmula resumida: a raiz quadrada de [(duas vezes a demanda anual em unidades vezes o custo incremental para processar um pedido) dividido por (o custo anual incremental para transportar uma unidade no estoque)] para encontrar a quantidade da ordem econômica.

Gerenciando o inventário com um sistema de controle de estoque

Um sistema de controle de estoque é uma solução computadorizada que reúne todos os aspectos do gerenciamento de inventário em um sistema coeso. Seu objetivo é ajudar a controlar seu estoque para manter a menor quantidade de estoque em seus armazéns e, finalmente, melhorar o fluxo de caixa e reduzir os custos de manutenção.

Uma ampla variedade de instalações de fabricação, distribuição e varejo usa sistemas de controle de estoque para gerenciar a movimentação de itens em seus negócios. Algumas empresas podem acompanhar o movimento de produtos acabados de fornecedores para clientes, enquanto outras precisam encomendar matérias-primas para produzir um produto acabado. Os gerentes de instalações podem precisar rastrear o inventário de manutenção, reparo e operações, que inclui itens como ferramentas manuais e suprimentos de limpeza usados ??para manter a organização em funcionamento.

Em todos os casos, os itens devem ser identificados com um nome ou número, código de barras ou etiqueta de identificação por radiofrequência, para que possam ser facilmente rastreados. Os itens são gravados manualmente ou verificados automaticamente, para que possam ser seguidos e gerenciados em um sistema de computador central.

Integração

A integração em um sistema computadorizado principal, bem como dados de alta qualidade, são essenciais para um sistema de gerenciamento de estoque bem-sucedido.

Um sistema eficaz de controle de estoque pode ajudá-lo a garantir que você tenha a quantidade certa de matérias-primas, suprimentos de MRO ou itens acabados à mão para atender sua demanda. Isso pode significar maior satisfação do cliente ou menor tempo de inatividade em uma linha de fabricação.

Compreender o que você tem no inventário e onde está localizado pode eliminar baixas contábeis e reordenamentos desnecessários para substituir itens perdidos. Se você possui um sistema de controle de estoque integrado, pode autorizar novos pedidos automáticos de itens críticos e gerenciar fornecedores e faturamento com mais eficiência.

Por que simplificar as rotinas de estoque?

A simplificação dos procedimentos de estoque, por exemplo, deve figurar como uma valiosa estratégia para aumentar a competitividade e a lucratividade da empresa. Nesse contexto, portanto, um software de gestão objetiva garantir que não haja falta – falhando em atender à demanda e, assim, incorrendo em prejuízos comerciais – e nem excesso – gerando custos de armazenamento e desperdícios de recursos – de material.

Blog Estoque  Controle de estoque: evite prejuízos e ganhe eficiência

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolhendo o software de gerenciamento de inventário correto

Por fim, a escolha do melhor software de gerenciamento de inventário terá um tremendo impacto em seus processos de controle de inventário. E pode ser bom ou ruim. Um bom software agiliza o processo; um software de qualidade inferior cria um conjunto adicional de problemas com os quais as empresas precisam lidar.

É aí que os sistemas, como o software de gerenciamento de inventário da Areco, entram em ação. No caso do Areco ERP, o rastreamento de inventário integrado permite que você tenha uma ideia do seu inventário no tempo certo e dentro de um tempo hábil.

Quando você usa um conjunto de processos e fórmulas em conjunto com o software de controle de estoque certo, o controle de estoque pode ser simples. Cabe às empresas criar a estrutura certa para apoiá-la.

O Areco ERP é composto por módulos individuais que se integram totalmente, otimizando processos do CRM ao BI (Business Intelligence) e que gerenciam todas as etapas do workflow de acordo com as particularidades do negócio. O software foi pensado e construído de forma a permear todo o tecido empresarial, da operação cotidiana à alta gestão, e reúne as funcionalidades necessárias às rotinas produtivas e administrativas, conferindo agilidade, transparência e segurança aos processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *