Como a tecnologia de gestão ajuda a fidelizar clientes?

Como a tecnologia de gestão ajuda a fidelizar clientes?

Cada vez que vai às compras, o consumidor encontra uma grande diversidade de marcas às quais pode recorrer para solucionar o problema que o motivou a buscar novas soluções. Esse panorama é real no varejo — em que a fidelidade às marcas vem caindo ano após ano — e também no cenário de vendas B2B, no qual a construção de parcerias sólidas e duradouras é um desafio cada vez mais importante às empresas com foco em competitividade.

Uma pesquisa recente, publicada pela Accenture, quantificou as mudanças. De acordo com a análise, 80% dos consumidores estão reduzindo sua fidelidade a marcas e empresas, comprometendo a lucratividade das organizações. Para a consultoria, os programas de retenção, da forma como foram concebidos e do modo como vigoram, se tornam cada vez menos eficientes para criar e manter um relacionamento perene.

Fica evidente, portanto, a necessidade de repensar estratégias corporativas e de rever recursos e ferramentas empregados na missão de nutrir parcerias efetivas. Neste contexto, a tecnologia de gestão, enquanto instrumento de otimização e controle, desponta como um aliado indispensável à alta performance operacional e à rentabilidade do negócio.

 

A importância do ERP na fidelização de clientes

A fidelização de um cliente é, sem dúvida, o reflexo positivo de uma longa jornada. Para ser capaz de reter, primeiro é preciso atrair e, em seguida, encantar — oferecendo excelência e qualidade no produto vendido ou no serviço prestado. O desafio é constante e, em função da volatilidade do mercado, também precisa ser continuamente revisto e aprimorado.

Não seria equivocado dizer, portanto, que o ERP tem papel chave na dinâmica da fidelização. A partir das ferramentas disponíveis, o software confere mais assertividade e segurança às decisões estratégicas, promovendo um ambiente onde é possível controlar variáveis, identificar oportunidades e maximizar desempenhos. O sistema integrado de gestão permeia todo o workflow e alavanca os resultados de cada etapa da operação, favorecendo a fidelização de clientes satisfeitos.

 

As estratégias de fidelização viabilizadas pelo ERP

A essa altura, fica evidente que a tecnologia integrada de gestão promove ganhos expressivos na rotina corporativa — o que também acontece, é claro, no esforço da fidelização. O ERP reúne uma série de funcionalidades que auxiliam os gestores a identificar problemas, vislumbrar oportunidades e catalisar decisões que podem gerar excelentes vantagens competitivas.

A fim de construir e solidificar uma estratégia eficaz de retenção, é pertinente observar os recursos disponíveis, avaliar o panorama do negócio e endereçar processos mais coesos e alinhados. O software de gestão, por sua vez, contribui para a padronização operacional, elimina o retrabalho e maximizar o desempenho da equipe na meta comum. Confira algumas das principais táticas viabilizadas pela tecnologia!


1. Agilidade à equipe de vendas

O processo comercial é complexo — e essa realidade é verdadeira para a maioria dos segmentos empresariais. Uma vez concluída a missão de atrair o consumidor à marca (ou à loja, no caso do varejo), é preciso aproveitar a chance de encantá-lo, conduzindo-o à aquisição do produto ou serviço o mais breve possível.

Um sistema integrado de gestão agrega muitas vantagens à abordagem comercial. Em primeiro lugar, agiliza a consulta de estoque e confirma a disponibilidade (ou a previsão de chegada de um item). Além disso, também facilita a elaboração de propostas e contratos, automatizando a soma dos itens relacionados e os eventuais descontos concedidos sem incorrer em erros manuais.

Para o caso de vendas em campo, o ERP se posiciona como um instrumento ainda mais imprescindível: a partir de aplicativos em dispositivos móveis, é possível dar sequência à venda — criando cadastros, gerenciando listas de preços e formatando propostas — de forma remota, integrando-o diretamente ao sistema na matriz da empresa. Sem retrabalho, sem equívocos de digitação.


2. Precificação estratégica

A precificação é, sem dúvida, um fator primordial para o sucesso do negócio. Isso se dá não apenas pela necessidade de acomodar custos e lucros, mas também pela urgência de transmitir ao consumidor a excelência da oferta. Um cliente satisfeito — com a proposta de valor do que adquiriu, considerando qualidade e preço — é um cliente fidelizado em potencial.

Neste contexto, o ERP tem vasto impacto na estratégia de precificação das organizações competitivas. Ao centralizar todas as informações do negócio, o sistema se torna um valioso repositório de dados: a partir dele, é possível consultar e avaliar indicadores-chave, de caráter interno, para o processo de precificação, tais como:

  • custos e despesas;
  • margem pretendida;
  • perfil de público.

Uma vez dispondo de relatórios e dashboards atualizados, o líder pode (e deve) consultar sua base para deliberar acerca das movimentações mais acertadas. O preço é fator primordial na decisão de compra e deve ser encarado com bastante seriedade.


3. Atenção ao pós-venda

O relacionamento com o cliente não se encerra no momento em que a compra foi finalizada. Pelo contrário! Assim que há a conversão, é preciso pensar em estratégias de recompra e de fidelização. O pós-venda, portanto, desponta como uma preocupação inadiável às empresas que almejam o crescimento e a expansão de suas operações.

Para isso, o ERP também se mostra eficiente: um CRM integrado ao software é uma ótima maneira de potencializar a proximidade com o cliente e, a partir de ações transparentes, alavancar os retornos do relacionamento. Segundo um estudo da Bain & Co, 52% dos gestores que contam com um CRM atingem suas metas comerciais, contra 40% daqueles que não dispõem do recurso. Os números são significativos e devem ser considerados na estratégia de fidelização.

Diante disso, é válido pontuar que um CRM integrado ao ERP possibilita o enriquecimento da base de dados da companhia e a torna acessível aos gestores comprometidos com direcionamentos eficazes. Assim, é possível consultar métricas — tais como sazonalidade de compra para determinado perfil de cliente, por exemplo — e estabelecer diretrizes mais orgânicas, certeiras e lucrativas.

 

O Areco ERP

O Areco ERP é a tecnologia que acompanha empresas e pessoas, favorecendo o desenvolvimento operacional enquanto robustece a capacidade estratégica do negócio. O ERP automatiza processos, elimina o retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades rotineiras, integrando departamentos e agregando valor aos processos corporativos.

Da prospecção ao pós-venda, o Areco ERP centraliza informações e facilita o manejo de dados, permitindo que as lideranças estejam à frente de suas operações de forma sistemática e eficaz. O software agiliza a emissão de contratos e potencializa os desdobramentos do CRM, por exemplo, reunindo detalhes importantes da base de clientes e, a partir de ações simples, também endossando ações capazes de fidelizá-los com mais assertividade e resultados — no curto, no médio e no longo prazos.

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