Como aproveitar as tendências para fazer seu negócio crescer em 2020?

Como aproveitar as tendências para fazer seu negócio crescer em 2020?

O começo de cada ano costuma ser um período agitado para os gestores corporativos. Nos primeiros meses, é preciso, por exemplo, ajustar o planejamento e consolidar o orçamento da companhia, garantindo que haja alinhamento de objetivos e disponibilidade de recursos — mantendo, assim, o foco e a saúde dos negócios.

Trata-se, também, de uma época propícia para revisitar definições e atualizar conceitos. Afinal, quando o assunto é estratégia, nenhum esforço é perdido: todas as análises são valiosas à assertividade das decisões gerenciais.

Neste contexto, o consumidor tem papel de destaque e os gestores precisam se engajar. De forma a suportar o crescimento da empresa, expandindo mercados e operações, é indispensável que os líderes acompanhem as mudanças de comportamento e as tendências de consumo, adequando rotinas e planos para corresponder (e superar) às expectativas de seu público.

Quais são as tendências e apostas para o consumidor em 2020?

O TrendWatching, empresa que se dedica a gerar poderosos insights de negócios, apresentou recentemente suas análises para o mercado consumidor em 2020. De acordo com a instituição, grandes desafios — e, por isso, também grandes oportunidades — estão à espera dos gestores modernos, evidenciando horizontes fortemente amparados na inovação.

As tendências apontadas pelo relatório convergem para um cenário cada vez mais transparente e tecnológico. Enquanto novos posicionamentos ganham força nos grupos de consumo, as inovações abrem caminho para automatizar processos e alavancar resultados. Ou seja: uma combinação eficiente para desenvolver negócios cada vez mais saudáveis e lucrativos!

De acordo com o TrendWatching, algumas das principais tendências para 2020, das quais podem-se depreender aplicações mais práticas ao contexto das organizações, são:

  • a ascensão da inteligência artificial, evidenciando a importância do aprendizado acelerado e das aplicações tecnológicas;
  • a relevância como serviço, reforçando que excelência operacional é condição essencial para o sucesso corporativo;
  • a preferência por conexões significativas, que justifica a busca por relacionamentos duradouros e de qualidade entre marcas e pessoas.

Tudo isso é relevante para empresas e gestores focados em crescimento sustentável. A capacidade de acompanhar as nuances do mercado faz toda a diferença quando se trata de competitividade e de protagonismo. Vale a pena explorar!

Blog  Como aproveitar as tendências para fazer seu negócio crescer em 2020?

Como o mercado e a tecnologia podem ser uma interação de sucesso?

Já faz algum tempo que a tecnologia tem papel de destaque nas estratégias corporativas, estimulando e suportando crescimentos cada vez mais expressivos. Os dados, tanto externos quanto internos, costumam falar por si e corroboram a importância de contar com recursos integrados.

Segundo a IDG Research, a tecnologia de gestão aumenta a produtividade operacional em até 10%. O mesmo instituto já constatou que empresas que utilizam sistemas ERP crescem até 35% mais rápido do que aquelas que relegam processos e rotinas a ferramentas menos ágeis e integradas.

Os números são reveladores, mas talvez não expliquem a profundidade dos benefícios associados à implantação de tecnologias eficientes. Para isso, as tendências apontadas pelo relatório do TrendWatching podem ser ainda mais esclarecedoras.

A inteligência artificial

A inteligência artificial, por exemplo, tem ganhado bastante espaço na indústria 4.0. Há, pelo menos, duas vantagens diretas e complementares na incorporação de tecnologias mais autônomas e seguras: a redução de erros operacionais e, por isso, também o aumento da lucratividade.

Nas manufaturas, o planejamento da produção pode ser uma das áreas mais largamente beneficiadas pela alavancagem de tecnologias. Os sistemas integrados de gestão, por exemplo, permitem o controle eficiente da engenharia de produtos, do planejamento de produção, da rotina no chão de fábrica e da manutenção industrial.

Blog  Como aproveitar as tendências para fazer seu negócio crescer em 2020?

Relevância como serviço

A excelência dos serviços é determinante para a experiência de compra. Na prática, não importa se a companhia se dedica à indústria ou ao varejo: o que realmente faz diferença é a qualidade dos processos ao longo da jornada produtiva, encantando o consumidor com entregas cada vez mais alinhadas às suas necessidades.

Mais uma vez, a tecnologia de gestão impacta diretamente na integridade e na eficiência da operação cotidiana. Ao centralizar dados e integrar departamentos, o software otimiza as atividades internas para que a percepção do mercado — do orçamento ao pós-venda — seja confiável, atraente e positiva.

Blog  Como aproveitar as tendências para fazer seu negócio crescer em 2020?

Tecnologia de gestão em 2020

De forma a aproveitar as oportunidades geradas pelo mercado, tais quais as apontadas pelo relatório do TrendWatching, é essencial que os líderes estejam comprometidos com a melhoria contínua de seus processos, viabilizando inovações e disrupções com alto potencial de retorno — no curto, no médio e no longo prazo.

Neste contexto, fica fácil perceber que a tecnologia de gestão está totalmente alinhada — e preparada para atender — às tendências do consumo. Afinal, empresas e equipes que antecipam às demandas e endereçam expectativas costumam sair na frente, construindo vantagens competitivas importantes para perpetuar o crescimento da organização.

O Areco ERP é a solução ideal para alavancar operações e resultados em 2020. O sistema é robusto, modular e totalmente integrado, capaz de otimizar recursos e de conferir mais segurança à tomada estratégica de decisões.

Na prática, não importa o porte operacional ou o segmento de atuação: um software atualizado e aderente, com fluxos bem delineados e padrões bem estabelecidos, pode mudar definitivamente o panorama do seu negócio.

Para companhias com transações internacionais, por exemplo, o Areco ERP oferece suporte multimoedas e multi-idiomas, permitindo a emissão de fechamentos contábeis em moldes estrangeiros. Para empresas em fase de estruturação, por sua vez, a tecnologia propõe uma visão aprofundada das rotinas e admite análises fundamentalmente básicas, tais como decisões sobre regime tributário e acompanhamento de fluxo de caixa.

Blog  Como aproveitar as tendências para fazer seu negócio crescer em 2020?

Text

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *