Cadeia de suprimentos: 3 dicas essenciais para otimizar sua logística e potencializar seus lucros

Cadeia de suprimentos: 3 dicas essenciais para otimizar sua logística e potencializar seus lucros

Em um mercado cada vez mais acirrado, aprimorar processos e investir em diferenciais competitivos são condições essenciais para permitir que as empresas cresçam e se desenvolvam. Neste aspecto, o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos (supply chain) desponta como um artifício determinante para promover a diferenciação e lucratividade do negócio.

Em sua concepção e aplicabilidade, o modelo de gestão empregado ao longo da cadeia de suprimentos precisa certamente englobar formas de aumentar o rendimento das etapas logísticas que culminam na entrega do produto ao cliente final. Para otimizar processos e recursos, confira 3 dicas essenciais:

 

#1: Aprimore sua gestão de estoques e automatize seu processo de compras

Engana-se quem pensa que o estoque é apenas um capital inerte. Na verdade, os materiais armazenados são bastante estratégicos e devem refletir com a maior exatidão possível a demanda encontrada pela empresa. Gerir corretamente o seu estoque vai possibilitar que você utilize seus recursos de forma mais assertiva, perseguindo resultados cada vez mais expressivos.

SAIBA MAIS | Controle de estoques: evite prejuízos e ganhe eficiência

 

Diretamente relacionado ao controle efetivo de estoque está o subsequente processo de compras. Atualmente, a tecnologia em gestão já dispõe de ferramentas para automatizar as atividades de reposição de matérias-primas. O mecanismo de ressuprimento automático, por exemplo, realiza a análise do estoque, das necessidades de venda e das compras programadas, o que permite decidir a quantidade do material necessária para compra, além do que já está programado.

 

 

Blog  Cadeia de suprimentos: 3 dicas essenciais para otimizar sua logística e potencializar seus lucros

ASSISTA AO DEPOIMENTO | Allan Barsi, da Valinhos Home Care, conta como o Areco ERP contribuiu para tornar seu estoque mais dinâmico e estratégico.

 

#2: Controle sua linha de produção para evitar problemas com prazos e não-conformidades

Certifique-se de mapear, padronizar e disseminar internamente os seus processos produtivos. No esforço concentrado de desenhar sua operação, é possível que você encontre eventuais falhas ou perceba a necessidade de ajustes que, uma vez efetuados, vão conferir mais agilidade à linha de produção, minimizando a incidência de erros.

Certifique-se, também, de acompanhar a execução e de garantir o cumprimento dos prazos estipulados. A satisfação do cliente será, dentre outros fatores importantes, um reflexo consistente de sua capacidade de atende-lo de acordo com as expectativas alimentadas.

SAIBA MAIS | Como eliminar atrasos de produção?

 

#3: Integre as equipes envolvidas na sua cadeia de suprimentos

Para que sua cadeia de suprimentos seja eficaz, promovendo a satisfação do cliente ao final do processo, as áreas de Estoques, Compras, Vendas, Marketing e Logística, por exemplo, precisam estar em total sinergia. Uma vez que as atividades das equipes são interdependentes, a performance da empresa deriva diretamente da produtividade e da coerência operacional de cada uma delas.

Para garantir a integração dos Departamentos, é importante contar com ferramentas que centralizem as informações, assegurem a credibilidade dos dados e facilitem o acesso aos detalhes sobre o andamento da produção ou da previsão de demanda.

 

Para profissionalizar as operações e impulsionar os resultados da sua empresa, a tecnologia de um sistema de gestão aderente, funcional e transparente é imprescindível. Da cadeia de suprimentos às análises de alta gestão, um ERP confere alta performance às tarefas de rotina, eliminando o retrabalho e otimizando recursos do negócio.

 SAIBA MAIS | Os 3 principais indícios de que sua empresa precisa de um ERP

 

Quer saber como podemos contribuir com o crescimento da sua empresa?

 

FALE AGORA MESMO COM UM CONSULTOR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *