As 3 vantagens do Fluxo de Caixa integrado

As 3 vantagens do Fluxo de Caixa integrado

O Fluxo de Caixa é, sem dúvidas, uma das métricas mais consistentes do negócio. De maneira simplificada, pode-se dizer que a ferramenta trata da consolidação de despesas e receitas da empresa em um determinado período de tempo, objetivando fornecer uma visão ampla de entradas e saídas de recursos financeiros. O controle do Fluxo de Caixa, portanto, quando feito de forma ostensiva, possibilita prever se as contas empresariais terão saldo positivo ou negativo no período previsto.

O acompanhamento e controle do Fluxo de Caixa é imprescindível à boa gestão e a melhor forma de agregar alta performance ao controle financeiro do caixa é contar com a tecnologia. Neste caso, um software ERP desponta como a opção mais certeira, uma vez que integra todos os departamentos e automatiza processos, minimizando as chances de erro e eliminando o retrabalho. Além disso, a utilização de um sistema integrado de gestão potencializa a compreensão do Fluxo de Caixa, valorizando sua pertinência prática, a medida em que:

 

  1. Evidencia possibilidades de negociação em compras: a partir da visualização facilitada da receita recorrente e dos valores recebíveis, é possível alinhar prazos e pagamentos de acordo com a disponibilidade de recursos – em caixa ou a receber. O acesso rápido a essas informações viabiliza, ainda, barganhas com fornecedores já cadastrados, uma vez que dados de pedidos anteriores ficam armazenados no sistema.

 

  1. Permite a visualização rápida do impacto de mudanças na folha de pagamento: a folha de pagamento de uma empresa reúne as obrigações de débitos decorrentes de operações regulares – salários, impostos, benefícios, remunerações variáveis, etc. Com o Fluxo de Caixa, a visualização dos impactos de débitos é rápida e simples, agregando agilidade à tomada de decisão estratégica.

 

  1. Assegura a confiabilidade no planejamento financeiro e tributário: o correto planejamento financeiro facilita a gestão de gastos e investimentos, promovendo uma visão ampla da área para reduzir custos e otimizar recursos. O planejamento tributário, por sua vez, quando bem executado, assegura que não haja prejuízos no momento de recolher impostos. Ambos, porém, tem algo em comum: demandam pleno conhecimento da movimentação monetária da empresa, um domínio imprescindível e que só pode ser adquirido a partir de um controle crível das operações do negócio. Com o Fluxo de Caixa, os números dão base aos planejamentos, tornando-os mais seguros e certeiros.

BAIXE O E-BOOK | Planejamento Tributário: evite erros e otimize os custos fiscais

A julgar por seus inegáveis benefícios, vale ressaltar que as ferramentas de Fluxo de Caixa disponíveis no mercado diferem bastante no que se refere a suas funcionalidades. É preciso ficar atento no momento de optar por uma solução integrada, certificando-se de reunir os melhores recursos para potencializar a gestão financeira.

O Fluxo de Caixa do Areco ERP permite vários modelos de visualização -incluindo representação gráfica – comportando visão analítica, sintética e resumida, além de contar com um campo que demonstra a porcentagem referente a cada valor existente no Fluxo. O controle pode ser feito por períodos determinados, a critério do gestor, e admite a consolidação de dados de diversas empresas e contas, fornecendo visão ampla do negócio ao disponibilizar inúmeras opções de filtros e pesquisa.

No sistema, também é possível acessar, o detalhamento do valor de todas as informações que deram origem ao Fluxo de Caixa, com permissão para edição, conferindo controle total de movimentações financeiras. Há, ainda, por meio de um dos mecanismos opcionais de personalização, a possibilidade de incluir previsões de compras e vendas. Tudo para que haja acompanhamento consistente da saúde financeira da empresa.

 

O Areco ERP conta com onze módulos totalmente integrados, do CRM ao BI, e gerencia todas as etapas do workflow. No sistema, o Fluxo de Caixa é online e explora diversos níveis de detalhes dos dados. Munido das informações estratégicas, torna-se possível tirar o máximo proveito da funcionalidade, profissionalizando a gestão e alavancando os resultados do negócio.

 

Blog  As 3 vantagens do Fluxo de Caixa integrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *