Agora é a hora certa de trocar de ERP

Agora é a hora certa de trocar de ERP

Está procurando potencializar a eficacia dos processos dentro do seu setor ou da sua empresa? A pandemia trouxe um cenário de incertezas e você já não tem mais convicção se este é o momento de realizar movimentos? Continue conosco neste artigo e descubra por que agora é a hora certa de trocar de ERP!

O ERP é um sistema indispensável, mesmo em meio à uma pandemia. É ele que fará a empresa continuar administrando, otimizando e automatizando todos os processos e recursos.

Alguns gestores e usuários, depois de algum tempo, passam a ter a necessidade de migrar para um ERP que acompanhe o crescimento da empresa, assim como suas novas necessidades. Logo, diversas dúvidas começam a surgir, pois todos os departamentos serão impactados.

Já agora as principais dúvidas dão espaço para outros questionamentos que nunca imaginaríamos pensar. E agora precisamos entender juntos, além do que já entendíamos antes, se faz sentido trocar de ERP neste momento com base na análise de cenário macro e micro. Acompanhe:

 


Tempo de leitura: 10 minutos


 

Por que agora é a hora certa de trocar de ERP?

Se você está lendo esse artigo, provavelmente está em negociação há um tempo com alguma empresa que desenvolve e comercializa Sistema ERP e seus adicionais, porém se viu em um momento de precisar esfriar o contato para dar prioridade para outras estratégias.

Aqui vamos expor alguns motivos que te mostram porquê você deve retomar o contato com o consultor:

 

O mercado está morno

Não é novidade para ninguém: a campanha para que a população mundial fique em casa tem tomado uma proporção cada vez mais forte.

Empresas do segmento industrial colocaram parte de seus funcionários de férias coletivas e estão racionando a compra de matérias-primas assim como a compra de itens para seus estoques, estão diminuindo a produtividade, recebendo menos pedidos e ainda precisam negociar com fornecedores e clientes. Em um cenário de curto prazo, essa condição pode ser assustadora, mas boas estratégias não são construídas analisando o curto prazo.

O mercado está, no geral, comprando menos, poupando mais, remodelando suas estratégias, investindo em menor escala, diminuindo suas operações de logística, produzindo de forma reduzida. Neste momento, todos os seus colaboradores estão com um contato menor com o mercado comparado ao que costumavam ter, por exemplo, em fevereiro deste ano.

Então, analisando o cenário, agora é a hora certa de trocar de ERP porque como a maioria das empresas estão em um ritmo desacelerado, você e todos os usuários que passarão a usar o novo Sistema ERP terão um tempo otimizado para receber os treinamentos e a implantação será mais eficaz, porque todos estarão com foco e um remanejo de tempo atípico por causa da quarentena.

Neste momento, com as atividades reduzidas, o conselho é que aproveite para a troca, assim as duas empresas (contratado e contratante) têm mais fôlego para discutir estratégias e, além de tudo, realizar a importação da base de dados – processo mais delicado quando toda operação está ocorrendo normalmente.

 

Processos modernizados

Se você já estava planejando passar a bola para um novo ERP, muito provavelmente algumas questões estavam acontecendo dentro de setores ou da empresa como um todo:

  • Você e a maioria da empresa estão mantendo controles paralelos;
  • As falhas têm sido recorrentes;
  • A comunicação está repleta de ruídos;
  • Não há integração e automatização de tarefas;
  • A empresa está crescendo e o ERP atual já não incorpora bem todos os processos e evolução.

Isso acontece porque, conforme a empresa se desenvolve, a execução de alguns processos e tarefas podem começar a ficar dificultosos e, até mesmo, incompatíveis. Nesse momento, passa a ser normal reconsiderar o custo-benefício.

Agora é a hora certa de trocar de ERP porque, com este novo cenário, diversas empresas têm sido empáticas, reconsiderando propostas já feitas e disponibilizando investimentos mais coerentes. Assim, a aquisição de um novo sistema não será, necessariamente, mais cara.

 


Se você está curtindo este artigo, também vai gostar de:


 

Sua empresa não vai deixar de aspirar por resultados quando tudo isso passar

Neste momento, mesmo em um cenário de incertezas, manter o medo não leva você a lugar nenhum, pelo contrário, ele te paralisa, inibe sua criatividade e te impede de enxergar as melhores estratégias.

O crescimento da organização já aspirava pela criação ou adaptação de novos processos, setores e controles e o Sistema de Gestão não acompanha? Isso acontece porque quando há ruídos na comunicação e um sistema que já não é aderente às mudanças que vêm acontecendo dentro da empresa.

Levando em consideração esse fato, é de suma importância que o ERP seja capaz de se adaptar e ser o braço direito dos processos da companhia, assim minimizando erros e auxiliando gestores e usuários na previsibilidade de suas ações. Além de trazer segurança para os próximos passos.

Agora é a hora certa de trocar de ERP porque como toda fase, essa também vai passar (tecnologia e medicina juntas têm nos surpreendido na luta contra o COVID-19) e quando passar, sua empresa não vai deixar de aspirar por resultados positivos e duradouros.

 

Segurança falha

De número 13.709, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada em 2018 e entrará em vigor no próximo mês de agosto (2020). A regulamentação prevê que as organizações são responsáveis pela segurança, pela privacidade e pela autorização dos indivíduos no que diz respeito à utilização de informações pessoais.

Assim como dentro da Areco, a sua empresa todos os dias armazena e manipula informações valiosas e que precisam ser mantidas em sigilo. Quando o sistema não é capaz de controlar de modo apropriado as informações, os impactos negativos na segurança de dados começam a afetar o seu negócio, influenciando diretamente na confiabilidade e credibilidade no mercado.

A LGPD entra em vigor no mês de agosto, o que nos mostra mais uma vez que agora é a hora certa de trocar de ERP: com todas as parametrizações, adaptações, treinamentos e implantação realizada com sucesso, em agosto a sua empresa já terá um ERP que lhe dará segurança ao manipular e armazenar informações.

Aproveite as oportunidades certas para traçar as estratégias corretas e adiantar-se frente ao mercado, para quando ele reaquecer, a sua empresa estar com o sistema adequado e adaptado para dar continuidade ao crescimento e aos processos modernizados.

 

Aulas EAD gratuítas

Por fim, não poderíamos deixar de comunicar que a Areco Sistemas está disponibilizando para todos os seus clientes sua plataforma de cursos EAD – a Academia Areco – de forma gratuita. Acreditamos que essa ação auxiliará no empoderamento dos nossos usuários, assim como na jornada de cada um dentro das suas rotinas Home Office. A Academia Areco conta com todos os módulos oferecidos dentro do Areco ERP e, atualmente, com centenas de aulas para ensinar e auxiliar usuários na configuração e processos dentro do software.

 


A Areco Sistemas Empresariais é sua parceira agora, amanhã e sempre. Conte conosco para superar as dificuldades do cenário atual e, é claro, preservar o crescimento do seu negócio a médio e longo prazo. Estamos aqui para você.

Como podemos ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *